Estudo mostra que 54% dos brasileiros já acumularam dívidas por questões emocionais
Da Redação
Mais da metade dos brasileiros já contraiu dívidas por problemas emocionais, e 46% realizaram compras por impulso para aliviar o estresse, segundo pesquisa da Serasa em parceria com o Instituto de Pesquisa Opinion Box divulgada entre 8 e 19 de agosto de 2025. O levantamento, feito com 1.240 entrevistas online em todo o país, indica que dificuldades de saúde mental influenciam diretamente as finanças pessoais.
De acordo com o estudo, o consumo excessivo gera alívio momentâneo, mas provoca consequências financeiras duradouras. Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira, afirmou que “as compras por impulso ou o endividamento por questões emocionais mostram que saúde mental e saúde financeira estão diretamente ligadas”. Para ele, buscar equilíbrio emocional é essencial para decisões mais conscientes e para reconstruir a confiança no planejamento financeiro.
O levantamento identificou ainda que 43% dos entrevistados têm o nome negativado, 37% atrasaram o pagamento de contas, 34% enfrentam dificuldade para conseguir crédito aprovado e 29% lidam com renda insuficiente. Esses fatores ampliam a pressão emocional e reforçam o ciclo de inadimplência.
Entre os participantes, 60% acreditam que cuidar da saúde mental e reduzir o estresse favorece escolhas financeiras equilibradas, enquanto 30% avaliam que o bem-estar emocional pode reduzir gastos relacionados à própria saúde mental. Rodrigo avaliou que “o Brasil enfrenta uma nova fase de inadimplência: a emocional”, e defendeu planejamento e educação financeira como caminhos para melhorar a saúde mental e física.
A pesquisa tem margem de erro de 2,8 pontos percentuais.