Empréstimo e os desdobramentos

Câmara de vereadores de Içara aprovou na sessão desta terça-feira um empréstimo de 30 milhões. Os recursos serão contraídos junto ao programa Finisa da Caixa Econômica Federal para obras estruturantes na cidade. A decisão da Câmara provocou desdobramentos. Pré-candidata ao Governo de Içara no ano que vem, Dalvania Cardoso foi as mídias sociais e se manifestou. “O POVO É QUE VAI PAGAR A CONTA – na segunda feira por 10 votos a 4, a Câmara de Içara aprovou mais R$30 milhões em empréstimos. O projeto sequer garante onde serão utilizados os recursos, além de somar ao índice de endividamento que já alcançou a letra C do Capag. Lamentável! Içara é o segundo município mais endividado no Estado. Só perde para Florianópolis”, escreveu. Murialdo reagiu. Em vídeo nas mídias sociais ele afirmou que a cidade só fez o empréstimo porque tem crédito. “Porque colocamos a cidade em dia, pagamos as dívidas com fornecedores, agora a cidade tem certidão negativa de crédito”. Mais à frente, no mesmo vídeo, ele faz, sem citar nome, uma clara referência à Dalvania. “Esse modelo foi rejeitado pela cidade em 2008 e aqueles gestores saíram perambulando de prefeitura em prefeitura e nestes cidades vizinhas também foram rejeitados. O último exemplo desta que se apresenta como gestora, em Criciúma, foi deixar a cidade pendurada, segundo o prefeito Clésio Salvaro. Fico com pena e lamento que alguns façam o discurso contrário a trazer dinheiro para melhorar a vida das pessoas. Estão mentindo, fazendo política pequena e tentando assustar. A disputa eleitoral é no ano que vem e não sou candidato”. Eu procurei Dalvania Cardoso, pedi a ela uma manifestação sobre as declarações feitas pelo prefeito, mas até o fechamento da coluna (18he30min) não obtive resposta.

Vagas abertas

Senac de Criciúma segue com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional. Prazo segue até a próxima quinta-feira, dia 12. “Vale frisar que são cursos gratuitos e que podem ajudar muita gente a encontrar um lugar no mercado de trabalho”, argumenta o diretor da Faculdade Senac, Alexandre Meneghetti. São cursos de Mídias Digitais, Marketing, assistente Administrativo e recursos humanos.

Em busca da Tramontina

Prefeito Clésio Salvaro foi ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Foi em busca de uma unidade da Tramontina para Criciúma. “Indo para o Rio Grande do Sul. Tenho reunião com o Clóvis Tramontina. Farei o convite para que venham trazer uma fábrica deles para a nossa cidade”, disse em seu Instagram.

Bolsonaro

Chucro, Ingênuo e Ejaculação Precoce. Os três adjetivos partiram do presidente Jair Bolsonaro durante café da manhã com a imprensa no Planalto. Disse que Sérgio Moro é Ingênuo e que não passaria pelo senado caso fosse indicado ao STF. Sobre o ministro Paulo Guedes é politicamente chucro. “Já disse a ele que para uma nova CPMF tem que ter compensação para as pessoas, se não toma porrada até de mim”. O presidente também teria dito que o Governador de São Paulo João Dória é uma ejaculação precoce. O presidente também falou sobre possíveis mudanças no comando da Polícia Federal e tratou como “babaquice” as reações a esta mudança. “A PF precisa de uma arejada”. As informações são da Folha de São Paulo.

Aplicativo

Conforme antecipado ontem, o governo de Içara detalhou nesta quarta o programa do Banco Social. Projeto é inspirado em ação semelhante desenvolvida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e sugerido pela vereadora Edna Benedet. “Através de um aplicativo, as pessoas vão poder informar o material que tem disponível em casa e quando o município pode passar para coletar esse material. Esse material vai ser repassado pelo município para famílias cadastradas na Secretaria de Assistência Social”, ressaltou o prefeito Murialdo Gastaldon. Segundo ele, o projeto começa pelo Material de Construção, mas pode ser ampliado.

Aprovado

CCJ do Senado aprovou o texto-base da reforma da Previdência e inicia análise dos destaques. Texto foi aprovado por 18 votos a 7, e senadores passaram a analisar propostas que visam mudar o conteúdo principal. Após conclusão dessa etapa, PEC seguirá ao plenário do Senado.

Lagoa Criciúma

Famcri apresentou ontem na Câmara estudo feito sobre a situação da lagoa do Verdinho, que perdeu nos últimos anos 65% de seu manancial. O desafio é iniciar trabalho de recuperação de nascentes e barramento de um dos braços da lagoa para que a descarga seja contida. “Para que ela se recupere e ganhe uma sobrevida”, explica a presidente da Famcri, Anequésselen Fortunato. Segundo o vereador Tita Beloli, o passo seguinte será levar o pedido ao prefeito Clésio. “Para viabilizar a recuperação da Lagoa de Criciúma e garantir que ela possa no futuro ser uma alternativa de água boa para a nossa cidade”.

Cortes

Duas semanas depois de ter recebido a garantia de que a obra da Serra da Rocinha seria concluída no ano que vem, os deputados do Sul do Estado foram surpreendidos pela informação de que a obra não está no Orçamento para 2020. Os deputados seguem trabalhando para reverter a posição. “Fomos até o ministério, com todo o fórum parlamentar e, de fato, não tem previsão de recursos. A informação é de que o Governo Federal vai promover vários cortes no orçamento de todos os ministérios e que isso vai impactar inclusive obras estruturantes”, explica a deputada Geovânia de Sá. Ela admitiu que o cenário preocupa. “Porque são muitos cortes previstos para o Social, Infraestrutura e Educação. Torcemos para que a saúde não seja afetada”.

Dificuldades no Porto Seco

A dificuldade de acesso ao Porto Seco, na Primeira Linha São João, tem afastado empresas da cidade. A informação é do vereador Edson Luiz Do Nascimento Paiol. “Tem pelo menos 40 empresas que tem terreno no Porto Seco, que deveriam estar implantadas lá e que não fazem isso por dificuldade de acesso. Sem contar a estrutura do Sest Senat, que está implantada lá e que nesse ritmo vamos acabar perdendo”, argumenta. Segundo ele, o problema é simples de ser resolvido. “Basta rebaixar um trecho da pista do anel viário e criar uma rótula para dar segurança para todos que trafegam pelo trecho”, explica.