Içara recebe prêmio “Município Amigo do Empreendedor”

65

Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi reconhecida na etapa catarinense do Seminário Brasil Mais Simples

O crescimento econômico de uma cidade se dá em função da movimentação comercial, industrial e de serviços.

O esforço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Içara em se empenhado para facilitar e incentivar a abertura de novas instalações empresariais na cidade foi reconhecido na etapa catarinense (SC Bem Mais Simples) do Seminário Brasil Mais Simples, evento que discute à desburocratização para abertura de novas empresas. O evento, que foi realizado em Florianópolis na sexta-feira (8), rendeu a Içara o prêmio “Município Amigo do Empreendedor”.

“Tivemos a oportunidade de acompanhar o trabalho de cases de sucesso de outras cidades e estados, aperfeiçoando o nosso programa Bem Mais Simples em Içara. Temos o plano do empreendedor que já funciona em nossa cidade e fomos agraciados com o prêmio”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Brígido.

O evento foi promovido pelo Sebrae/SC e com o apoio do Governo do Estado, debateu as novas diretrizes da Lei de Liberdade Econômica e Desburocratização, MEI digital, além dos próximos passos do governo, representantes dos órgãos licenciadores e fiscalizadores.

“Santa Catarina atua na vanguarda do desenvolvimento com ações integradas e estaduais que facilitam e dão mais segurança jurídica aos negócios, estimulando a criação de empregos”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Lucas Esmeraldino.

Instituído pela lei 17.071, o programa SC Bem Mais Simples funciona em Santa Catarina por meio do Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores. Assim, estabelecimentos com baixo potencial poluidor, baixo risco sanitário e pouca complexidade podem ser abertos de forma simples e ágil. Criado em 2015, o programa tem o objetivo de desburocratizar a abertura de empresas, reduzindo o prazo médio de abertura para menos de cinco dias úteis.