Rede de supermercado de Içara também começou a investir no segmento do atacarejo

O empresário Zefiro Giassi será um dos homenageados com o troféu O Empreendedor concedido pela Prefeitura de Içara para as empresas com maior retorno de ICMS para o município. Serão várias empresas contempladas com a honraria.

O troféu será entregue nesta noite, às 20 horas, no Rhóis Centro de Eventos. “Nunca me acomodei e sempre procurei fazer o melhor pelo amor que tenho por Içara. Este prêmio é um reconhecimento e motivação a mais”, destaca Zefiro, fundador da rede Giassi Supermercados.

Mesmo com mais de 60 anos de história da empresa e prestes a completar 86 anos, Zefiro Giassi continua com a veia empreendedora ativa. Ele quer inaugurar ainda neste ano, uma unidade de atacado, em Palhoça. “No máximo até setembro”, fala.

A loja do Combo, em Içara, avalia que deva ficar pronta somente no começo do próximo ano. A primeira unidade do Combo foi inaugurada em setembro de 2018, em Araranguá. “Este é um espaço que se abriu no mercado e estamos aproveitando esta oportunidade”, revela o empresário.

Mas a expansão dos negócios não fica somente com as unidades dos Combo Atacadistas, ele também planeja abrir mais duas lojas da rede se supermercados. Uma será em Florianópolis, na SC-401, na ilha. “Estamos com uma área grande para fazer mais uma grande loja”, confirma. A outra loja será em Itajaí, onde já está sendo realizada a terraplanagem do local. “O segmento de supermercado não vai parar”, ressalta.

O começo

Zefiro Giassi começou a carreira profissional como professor. “Esta atividade me deixa muita saudade, pois tinha muita integração com as famílias”. Foi exatamente esta integração, que fez o professor se aventurar nos negócios, começando com um pequeno comércio, comprando mercadorias em Criciúma e revendendo em Içara a um preço mais acessível, principalmente no gênero de material escolar. Ele também começou a trazer produtos de alimentação. “Eu ia de bicicleta em Criciúma buscar mercadoria”.

Ele sempre acreditou que o negócio iria dar certo, mesmo contra a vontade do pai, que acabou sendo o maior parceiro, emprestando o dinheiro para colocar o primeiro estabelecimento. O empresário fala que em sua trajetória, encontrou dificuldades, mas nunca entrou em declínio. “As oportunidades surgem nos momentos de dificuldades, por isso sempre me preparei bem”, pontua.

Para ele, um dos momentos de maior tensão, foi no governo Collor, quando a economia ficou congelada por três meses. “Eu sabia que aquele momento iria passar e acabei investindo no estoque de mercadorias e ainda conseguindo superar a crise”. A história da rede segue atualmente com 15 lojas e mais uma de atacado e varejo.

Economia de Içara

O empresário avalia que a economia de Içara é uma das mais crescentes na região. Para ele, o fator topográfico com o município sendo cortado pela BR-101 atrai o interesse de muitos empresários para se instalarem na cidade.

Zefiro avalia que a cidade deve estar sempre preparada para buscar o desenvolvimento, principalmente na parte de infraestrutura. “O planejamento não deve ser feito para daqui a 20 anos e sim para 50 anos. Quanto mais estivermos preparados, mas vamos crescer”.

Sucessão

Mesmo prestes a completar 86 anos, o empresário Zefiro Giassi ainda esbanja muita energia para ficar à frente dos negócios. Ele ainda fica uma hora na academia, todos os dias pela manhã, mas já pensa no processo de sucessão.

Primeiro, está buscando a profissionalização da empresa e que já foi criado o Conselho de Administração. Atualmente o Conselho é formado por integrantes da família, mas o planejamento é a contratação de um executivo de fora da família para integrar esse grupo.

Segundo ele, 75% do patrimônio não está mais em seu nome, e além dos filhos, os netos também já começam a trabalhar na empresa. Dos 14 netos, cinco trabalham na rede. Atualmente, o empresário é o presidente do Conselho de Administração, do Conselho de Família e o executivo da empresa

Santuário

O Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus se tornou o principal ponto de visitação do município de Içara e tem atraído milhares de pessoas de todas as regiões do país. Mas o empresário afirma que o sucesso do santuário é do bispo Don Jacinto, que esteve visitando o terreno e acreditou que era possível construir o empreendimento. “Doamos o terreno, mas a obra teve ajuda de toda a população”.

Zefiro destaca que quando adquiriu o terreno já era com objetivo de construir algo que ajudasse a população através do social. Chegaram a pensar em uma casa de recuperação de dependentes químicos, mas acabou servindo para o santuário. “Esta foi uma realização dela (Dona Ana, esposa) e a gente fica satisfeito”, relata.