Nelzi Maria de Souza foi a pioneira da família ao ingressar na Satc e passou o bastão da formação técnica para filha e netas
Criciúma
A família Souza iniciou sua jornada educacional na Satc com a matriarca, Nelzi Maria, que ingressou na primeira turma de mulheres da instituição, em 1975. A tradição escolar foi repassada para a filha, Jamile e as netas Kalina e Sara, que seguiram os passos da avó em busca de uma formação qualificada e pensada para o futuro. A base educativa dessa família, reflete os pilares da Satc, que há 65 anos segue ensinando gerações. E foi no Curso Técnico em que cada uma delas pôde percorrer um caminho sólido em direção ao mercado de trabalho.
A história de Nelzi iniciou há quase 50 anos atrás, quando a instituição que até então tinha um internato apenas para meninos, abriu sua 1ª turma para mulheres. “Naquela época foi um desafio ser uma das pioneiras no ambiente que até então era dominado por homens. E minha mãe seguiu estudando e se formou no Curso Técnico de Eletrotécnica”, conta a ex-aluna, Jamile Souza dos Santos, que lembra com orgulho os passos da mãe.
A tradição então plantada por dona Nelzi, chegou até Jamile que em 1992 quando começou a estudar na Satc na 5ª série do Ensino Fundamental. “Estudei na instituição até me formar no Curso Técnico em Desenho Industrial. Após isso, retornei em 2009, mas dessa vez para a faculdade, onde conquistei o meu diploma de bacharel em Engenharia Mecânica. E então decidi que minhas filhas teriam o mesmo ensino, a Kalina se formou no técnico em Informática e atualmente a Sara está cursando o técnico em Design”, destaca Jamile.
O passar de bastão da família Souza contemplou três gerações de mulheres em busca de uma qualificação profissional e crescimento pessoal. “Sempre escutei minha avó contanto as histórias de quando a Satc era internato, da divisão de meninos e meninas e ver ela falando com orgulho do curso em que se formou. Minha mãe também foi um espelho para mim, que escolheu a escola que abriu as portas para ela, para ser o local de ensino para mim e minha irmã”, destaca a aluna do 3º ano do Ensino Médio e Técnico em Design, Sara Souza dos Santos.
Tradição que transforma
Foi seguindo os passos da mãe, que Jamile percebeu a contribuição da instituição com a sua formação de vida. “Estudar na Satc foi muito significativa para mim, porque não só proporcionou uma base sólida de conhecimentos técnicos e habilidades práticas que são essenciais para o mercado de trabalho. Mas também promoveu valores importantes como disciplina, ética e o trabalho em equipe, por exemplo”, relata Jamile.
Para a diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli, a conexão familiar que a instituição carrega em 65 anos é muito genuína. “Para nós ver famílias inteiras estudando aqui, filhos, pais, avós, primos, tudo isso representa a confiança em que têm em nós. A Satc tem em seu pilar a educação, mas é construído muito mais que isso, são laços afetivos, conhecimentos de vida e ensinando gerações que são profissionais de referências no mercado”, ressalta.
Optar pela Satc como instituição de formação das filhas, foi uma decisão em que Jamile se baseou em fatores que foram desde valores até as expectativas educacionais para o futuro das meninas. “Em primeiro lugar, o Colégio tem a tradição e a excelência educacional que eu conheço de perto, que já vem de geração e isso já fortaleceu a minha confiança na instituição. Então, vem a qualidade dos professores, a infraestrutura, porque tem um campus enorme que oferece muita coisa. Os recursos tecnológicos são incomparáveis, aqui na região sul do estado de Santa Catarina”, evidencia.
Técnico de valor
Com pilares educacionais que promovem valores éticos e desenvolvem o aluno de forma integral, a Satc detêm de um ambiente seguro, acolhedor e para que cada estudante possa ampliar suas habilidades pessoais.
“Estudo aqui desde o 7º ano do Ensino Fundamental e agora estou na reta final do Ensino Médio. Essa escola é muito especial, porque é muito legal a ideia de passar de geração pra geração o conhecimento. Também acredito que aqui seja bem diferente das outras escolas, porque você já sai direcionado para o mercado de trabalho”, conta a aluna Sara.
A Satc vem desde sua criação sendo referência em formar profissionais técnicos e criativos. “Ter um Curso Técnico no currículo já abre portas, leva para o mercado de trabalho e que prepara um profissional de excelência. Atualmente a Sara treina vôlei pela Satc, participa de campeonatos, então, não é só a parte técnica que desenvolve eles também como indivíduo. Minha escolha foi motivada pela confiança que eu tenho na excelência de educação oferecida pela instituição”, ressalta Jamile.