Carrefour a caminho

A rede francesa Carrefour está a caminho de Içara. O terreno já está comprado e a licença ambiental para início da terraplanagem em fase final de tramitação. O assunto vem sendo tratado sem alardes, mas a vindo do grupo está consolidada. A empresa trará para Içara a bandeira Atacadão. Será mais um atacarejo na cidade. A projeção é de gerar pelo menos 250 empregos diretos. O representante do Carrefour já esteve na cidade e solicitou à direção da Cooperaliança a implantação da rede elétrica para o início da obra. A estrutura deve começar a ser montada neste ano e a projeção de inauguração é para o fim do primeiro semestre de 2020. Será a terceira rede de atacarejo de Içara. Município já conta com o Fort e em breve terá também a inauguração do Combo Giassi.

Executivas dissolvidas

A direção estadual do PSL dissolveu todas as executivas municipais do partido em Santa Catarina. A medida pegou muitos dirigentes do partido de surpresa. “Foi uma decisão do presidente. Ele não consultou a executiva do partido no estado. Ainda não entendi muito bem, por isso estamos aguardando”, explica o deputado estadual Jessé Lopes. A informação sobre a dissolução das municipais é confirmada pelo deputado federal Fábio Schiochet. Segundo ele, a medida é uma segurança para os dirigentes partidários que pretendem participar do processo eleitoral do próximo ano.

Preservando

“Desde a terça-feira zeramos o processo e dissolvemos as executivas. Eram comissões provisórias que venceriam em outubro e, como agora em setembro muitas pré-campanhas serão lançadas, tomamos essa medida para dar segurança aos nossos filiados”, explica. Ainda não há prazo para a definição das novas executivas. “Que podem ter a mesma composição, nada impede. Foi uma ação de segurança aos filiados”, reafirma.

Identidade de gênero

O deputado Jessé Lopes (PSL) vai apresentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um projeto para excluir a discussão de Ideologia de gênero do currículo escolar de Santa Catarina. “Uma das bandeiras que contribuíram para a eleição do presidente Bolsonaro foi o combate ao “Gayzismo” e essa é também uma pauta do meu mandato”.

 

Sem preconceito

O deputado garante que não se trata de preconceito contra os homossexuais, mas sim de entendimento que o tema não cabe no currículo escolar. “Nada contra os homossexuais e o seu direito, mas isso não precisa ir para o currículo escolar. Não queremos professores dizendo que meninos não nascem meninos e meninas não nascem meninas. Isso consta no currículo, mas já conversei com o Secretário Natalino e ele também defende que esse tema não entre na sala de aula”, argumenta.

Ação

Secretaria de Saúde de Içara pretende nos próximos dias criar uma campanha para tentar reduzir gradativamente o número de faltas em consultas na rede pública do município. Nos seis primeiros meses do ano foram praticamente 8 mil consultas que não foram realizadas. “Isso acaba ampliando a fila de espera, porque outras pessoas poderiam estar sendo atendidas enquanto o médico fica parado aguardando o paciente que não compareceu”, explica Franciele Rosso.

Ainda os exames

Segundo a Secretária de Saúde, os dados não levam em consideração as faltas registradas também nos exames. “Nem aqueles que fazem os exames, mas não vão buscar o resultado. Precisamos rever isso. O usuário também precisa ter responsabilidade, porque isso é dinheiro público desperdiçado”.

Argumentando

Conversei com o prefeito Murialdo nesta semana sobre a tal polêmica dos empréstimos. Reafirmou que todos os procedimentos tem o aval da Secretaria de Patrimônio da União, que só liberam os recursos mediante a comprovação de condição de pagamento. “As empresas fazem empréstimos para investimentos, os cidadãos fazem empréstimos para melhorar a casa, para trocar o carro e só fazem isso porque tem crédito, tem emprego, condição de pagar. Com a prefeitura é exatamente o mesmo. Há crédito, condição de pagamento e arrecadação em crescimento”.