Encontros ocorrem com estudantes da rede municipal de ensino dos municípios da região

A OPA (Organização de Proteção Animal), nos últimos meses, recebeu alguns convites para conversarem com alunos da rede municipal de ensino de Balneário Rincão, Cocal do Sul e Criciúma sobre conscientização e cuidados com animais. Desde o primeiro encontro de conscientização e esclarecimentos, a OPA já realizou seis visitas a escolas de Criciúma e três no Rincão.

“Também recebemos um convite para ir em uma escola de Cocal do Sul”, revela a vice-presidente da OPA, Sandra Regina Silvério. “Como o convite é feito por pessoas que geralmente também já estão engajadas com a causa animal, a gente acaba indo para conversar com as crianças e esclarecer questões como a do abandono aos animais”, completa.

De acordo com ela, são três integrantes da OPA que participam dessa ação. Porém, em razão de incompatibilidade de agenda, nem sempre é possível atender a toda demanda solicitada. “A gente tenta, na medida do possível, organizar essa situação e comparecer sempre que possível”, conta. Nessas conversas, segundo Sandra, são feitos questionamentos e dúvidas são tiradas das crianças a respeito do cuidado com os animais.

Casa de passagem

A OPA (Organização de Proteção Animal) de Balneário Rincão está em fase conclusão parcial de um canil que servirá de casa de passagem de animais de rua. Lá, de acordo com a vice-presidente da OPA, os animais serão acolhidos, castrados, tratados e medicados (quando necessário), além de serem limpos para depois serem adotados ou então devolvidos para as ruas já castrados. “Dessa forma, a gente conseguirá resgatar esses animais e evitar a procriação desordenada que há atualmente. Pois o número de animais de rua no Rincão é alto e a gente faz o possível para resgatar esses animais”, conta.

De acordo com Sandra, a Prefeitura de Balneário Rincão disponibilizou 800 castrações gratuitas. Dessas 800 castrações, 1/3 (um terço) é disponibilizado para a OPA, enquanto as outras duas partes são para cuidadoras independentes e para pessoas de baixa renda que não têm condições de castrar seus animais. “Sempre quando há algum animal que precise de uma consulta veterinária a gente faz o possível para viabilizar”, afirma.

A OPA irá realizar feira de adoção no início de maio. A projeção é disponibilizar aproximadamente 12 animais para adoção, além de animais que voluntários possam levar para a feira. “Caso os animais não sejam adotados, eles retornam para as casas dos voluntários até que encontrem um lar permanente. Realizamos feiras de adoção, em média, a cada 40 dias”, explica. Atualmente, a OPA conta com 30 voluntários.