Integrantes da CIB vão buscar em Brasília a revisão do Plano Nacional de Imunização

Da Redação

Além de debater sobre as próximas etapas de vacinação da Covid-19, a reunião do Comissão Intergestores Bipartite de Santa Catarina (CIB) realizada ontem (24) tratou também do Plano Nacional de Imunização (PNI) e devem encaminhar ao Governo Federal um pedido de revisão do plano, com a intenção de que as secretarias municipais de saúde possam retomar a imunização seguindo a ordem de idades.

Depois de completar a vacinação de idosos, as pessoas com mais de 60 anos, o Plano Nacional de Imunização determina que os municípios apliquem as doses em pessoas com mais de 18 anos que possuem comorbidade comprovada. Só que, conforme apontou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, a vacinação seguindo o modelo determinado tem provocado burocracias.

“Nós analisamos que reiniciar a vacinação seguindo as idades seria mais ágil. Hoje as pessoas estão tendo muita dificuldade para comprovar as suas comorbidades. São muitas exigências que acabam atrapalhando o processo”, alegou.

Os municípios vão tentar mudar o PNI em Brasília. A intenção é de que seja dada a prioridade para pessoas com comorbidades, mas que também possa haver a vacinação seguindo a ordem de idades. “Antes, em Criciúma, a gente conseguia aplicar 4 mil doses em 12 horas. Em toda a semana passada aplicamos só 2,5 mil doses. Está muito travado. Se fosse mais flexível, em Criciúma a gente já teria vacinado as pessoas até 56 anos”, calculou o secretário.