Aviso pelo WhatsApp deve ajudar a evitar ausência em consultas ou exames

6

Pessoas poderão ainda confirmar se conseguirão ou não comparecer ao compromisso na data e horário agendados

Criciúma

A Secretaria de Saúde de Criciúma, para diminuir o número faltas em consultas e exames no município, vai pôr em funcionamento já na próxima semana o aviso dos pacientes por WhatsApp. As pessoas poderão ainda confirmar se conseguirão ou não comparecer na consulta ou exame na data e horário agendados.

“Muitas pessoas estavam reclamando que a gente ligava para elas em horário de trabalho. Agora vamos passar avisar também pelo WhatsApp, aí ela consegue nos confirmar a hora que ver a mensagem. Além disso, o município também terá um registro que o paciente foi comunicado”, explicou Arleu da Silveira, secretário de Saúde de Criciúma.

De acordo com dados apresentados pela Secretaria, de janeiro a julho deste ano foram registradas 15.127 faltas em agendamentos nas UBSs. No mesmo período, foram contabilizadas 11.861 faltas em consultas com especialistas e 804 faltas em agendamentos no Centro de Especialidades Odontológicas. Considerando abril e maio, a pasta registrou 4.449 faltas em exames de alta e média complexidade. No total, levando em conta consultas e procedimentos médicos, a soma chega a 32.241 faltas.

“No mês de julho, somente na Unidade Básica de Saúde do bairro Próspera foram mais de 200 faltas”, acrescentou Silveira. Em paralelo com a ferramenta que está sendo desenvolvida para encaminhar as mensagens por WhatsApp, a Secretaria de Saúde vem fazendo ainda uma busca ativa pelos pacientes.

“Nos dias 19 e 20 de agosto a prefeitura contratou pessoas que fizeram ligações para os pacientes para agendar as consultas e confirmando agendamentos. Foram mais de 200 ligações na sexta-feira e no sábado”, destacou o secretário.

Outro problema que a Secretaria de Saúde está buscando solucionar são os cadastros desatualizados. “Tem pessoas que possuem oito números de telefones cadastrados na Unidade Básica de Saúde. Como que vamos achar uma pessoa assim. Então, incentivamos que a população procure a sua Unidade Básica de Saúde e atualize seu cadastro. Além disso, os agentes comunitários farão esta orientação”, acrescentou.

Além de atrasar quem aguarda na fila por consulta e exames, a estimativa é de que as faltas em 2022 custaram R$ 3.740.481,21 só de recursos humanos.