Coluna gastronomia PV Show – 09/03/2020

47

Tendências da gastronomia para 2020

Chef PV Show comenta a realidade do mercado e o que pode estar na moda durante esse ano

No mundo da tecnologia, a tecnologia que dita o ritmo e com a comida, não é diferente. Hoje, o dinamismo da rotina das pessoas exige uma alimentação mais rápida. No entanto, como comer bem, com prazer, de forma rápida? É a velha questão: Como por necessidade ou por prazer? Me alimento física ou socialmente?

A realidade é que hoje fazemos as duas coisas. Nos nutrimos de forma rápida e buscamos tempo para estar com quem a gente ama. E isso pode ditar o mercado. Menos restaurantes ou restaurantes mais pequenos e intimistas e mais comida em casa. Para Daniela Yazigi, especialista da WGSN, “As pessoas querem comer bem, mas sem ter muito trabalho. Espaços híbridos, que reúnem um café, uma atividade cultural e uma loja de insumos e utensílios, aumentarão em quantidade, conclui.

Relatórios das agências Baum+Whiteman, Benchmark Global Hospitality, National Restaurant Association, Sterling-Rice Group e WGSN, que monitoram tendências e estudam o comportamento do consumidor, apontam alguns caminhos para 2020.

Veja algumas possíveis realidades

Conveniência e encantamento: Atender a mais de um público, reunindo operações distintas em um mesmo endereço é um dos modelos a ganhar força em 2020. Um restaurante que tem salão com delivery e com venda de produtos para preparar em casa é um exemplo.

Kits de refeições: Seja para almoços ou lanches, as “marmitinhas” podem ser uma tendência. Pois apesar de comer rapidamente, as pessoas estão mais atendas a saúde e querem menos industrializados.

Delivery muda as regras: Antigamente, o delivery precisava ser rápido e barato, com nobres porções. Hoje as pessoas querem comer bem. Então, as estratégias ampliam, resultando também na atenção as embalagens e a forma de como a comida chega ao cliente.

Bebidas: Nas bebidas, um aceno aos mocktails e a bebidas fermentadas, porém sem álcool, como kombucha. A sensação das bolhinhas satisfaz que está acostumado a consumir refrigerante, espumante ou chope, mas quer diminuir a ingestão de açúcar ou álcool.

Menor impacto no meio ambiente: canudos de plástico estão sendo banidos.

Outro fator que é muito comentado é a “carne” da fazendo futuro, repleta de proteína, mas que não contem nenhuma origem animal. Esse tema é polêmico e divide opiniões.

E você, sabe de alguma tendência ou tem alguma dúvida do mercado da gastronomia. Envie-nos sua duvida ou sugestão no cozinhacomalmondega@gmail.com. A interação é muito importante pra gente. Não deixe de participar!