Loja LUPO e Escola Barão do Rio Branco se unem para incentivar a inclusão de maneira lúdica

Criciúma e Urussanga

Em Criciúma e Urussanga, o Dia Internacional da Síndrome de Down (hoje, 21 de março) ganha destaque com a iniciativa “Troque as Meias”. A loja LUPO, em parceria com a Escola de Educação Básica Barão do Rio Branco, promove a ação para fomentar o pensamento inclusivo de forma criativa.

Durante o horário comercial, os funcionários da LUPO utilizarão meias diferentes em cada pé, uma estratégia para provocar reflexão sobre a aceitação na sociedade. A ideia surgiu após uma cliente compartilhar a proposta nas redes sociais.

“Queremos mostrar como uma pessoa com deficiência é vista de maneira diferente no meio social. Com as meias trocadas, sairemos do padrão e conscientizaremos sobre a importância da aceitação na sociedade”, destaca a proprietária da franquia local LUPO, Andréa Salvalággio.

A iniciativa também se estende à Escola Barão do Rio Branco, onde todos os estudantes e corpo docente participarão, utilizando meias trocadas para promover um olhar inclusivo. Bruna de Fátima Goulart Miot, assistente de direção da escola, enfatiza o propósito da ação: “Nosso objetivo é promover uma visão igualitária, além de conscientizar sobre a Síndrome de Down”.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, reconhecido pela ONU desde 2012, busca destacar a importância da participação e inclusão plena dos portadores na sociedade, garantindo oportunidades iguais para todos.