Uma nova Unesc

A Unesc completou ontem 55 anos de história. Quando o então prefeito Ruy Hulse assinou o projeto de lei que criava a Fucri, não imaginava o tamanho que a universidade teria hoje, nem a importância que ela teria para o desenvolvimento do sul de Santa Catarina. Mais empreendedora do estado, patrimônio intelectual da região, a Unesc tem parceria fina com os municípios na elaboração de projetos e na capacitação dos profissionais que atuam no atendimento da população. Todas essas conquistas foram construídas ao longo dos anos, com a contribuição de todos os colaboradores e boa gestão de seus reitores. Agora há uma conquista que recai diretamente sobre a gestão de Luciane Cereta. Há uma Unesc antes e depois de sua passagem pelo comando da instituição. Há hoje na região um sentimento diferente, de pertencimento. De fato, há o reconhecimento de que a universidade é nossa. Há um entendimento que a universidade comunitária devolve à sociedade serviços fundamentais através do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação. A Unesc é uma referência para o estado e seguirá forte, transformando cada vez mais a nossa região.

Não escapa

Os ministros do TSE voltam a se reunir na próxima terça-feira para dar continuidade ao julgamento que pode acabar com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro. A tendência, aliás, é que a votação termine 5 a 2 contra Bolsonaro. Como as decisões do TSE têm efeito imediato, o ex-presidente ficará impedido de participar do processo eleitoral de 2026 e poderia voltar ao cenário apenas em 2030. Se essa previsão se confirmar, a suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro não acaba, no entanto, com o bolsonarismo e muito menos com os projetos da direita para conduzir o Brasil. Bolsonaro, aliás, poderá continuar exercendo qualquer cargo e deve se tornar o principal cabo eleitoral da oposição contra o projeto do atual governo.

Vai estar na majoritária

Com Dalvania Cardoso tentada a repetir a chapa pura que a elegeu no último pleito, a dúvida que se estabelece em Içara é o PL. O partido de Jorginho Mello estará na majoritária, isso é fato. O próprio deputado Jesse Lopes disse isso esta semana no Gazeta. O partido já procurou a prefeita para iniciar um diálogo. Dalvania pediu prazo para se manifestar, mas até o momento o debate ainda não evoluiu e o PL não descarta buscar um novo rumo.

No Rincão

O vice-prefeito Luiz Laurindo segue trabalhando nos bastidores para se consolidar como o candidato ao governo no ano que vem. Ele é o nome natural para a disputa e tem o apoio do atual prefeito Jairo Custódio. O desafio, claro, é ter o MDB unido em torno do projeto.