Reunião programada

As obras de revitalização da área central, em especial a Henrique Lage e a Marcos Rovaris, serão tema de reunião programada para a próxima terça-feira. O encontro está sendo articulado pelo vereador Alex Michels. Segundo ele, a intenção é reunir governo, CDL e entidades. “Será uma reunião ampliada para discutir alguns detalhes com os quais as pessoas não estão concordando. São questões relacionadas principalmente com a mobilidade e a acessibilidade”, explica. Segundo o parlamentar a ideia é contribuir. “Até o momento as obras não tem piso tátil para facilitar a vida dos deficientes visuais. Também não estamos identificando rampas para os cadeirantes. Então vamos chamar também o conselho do idoso e entender se esse serviço vai ser realizado mais adiante ou se de fato não havia sido projetado. Como a obra ainda está em andamento é possível rever esses pontos”.

Recursos

Deputado Ricardo Guidi cumpriu agenda na sexta-feira (17) no gabinete do prefeito Clésio Salvaro. Veio oficializar a liberação de recursos para o município através da chamada emenda parlamentar impositiva. O parlamentar do PSD, mesmo partido do vice Ricardo Fabris, encaminhou R$ 5.100.000,00 para o município de Criciúma.

Sem prazo

Obras do Combo Giassi seguem em ritmo acelerado em Içara. Expectativa é de que a Inauguração ocorra ainda no primeiro semestre e gere pelo menos 250 novos postos de trabalho. Também em ritmo acelerado o processo de terraplanagem para o Atacadão do Carrefour. Neste caso não há prazo. A loja deve ser aberta neste ano, mas os franceses fazem o trabalho sem alarde, sem anúncios. Já tem as licenças, mas sempre que são questionados pelo poder público sobre a data, acabam desconversando.

Novo modelo

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro espera acelerar neste ano um novo modelo para a coleta do lixo na cidade. Quer fazer a concessão do serviço de coleta e destinação dos resíduos produzidos na cidade. Se isso ocorrer, a responsabilidade pela cobrança da taxa, inclusive, seria repassada para a empresa vencedora do processo. Eu conversei rapidamente sobre o assunto com o empresário Rodolfo Loch. “Tem que ver o modo como será construído, mas a princípio parece ser interessante até por possibilitar um planejamento a longo prazo”, defende. Para Salvaro, o Governo cada vez mais tem que repassar alguns serviços para a iniciativa privada, “que consegue prestar este serviço com mais qualidade e mais agilidade”.

Em Içara

Os programas de coleta seletiva do lixo tem dado resultado muito positivo. Volume coletado no passado bateu recordes, mas deve ser superado em 2020. Segundo Taynan Torreti, com o novo caminhão que está sendo adquirido pela fundação, o serviço será agilizado e vai reforçar o já consolidado Reciclou Levou.

Paciência extra

Motorista que enfrenta todos os dias o trânsito de Criciúma vai precisar de paciência extra a partir das próximas semanas. Com o início das obras do Binário da Santos Dumont e a retomada da revitalização da Avenida Centenário, o fluxo de veículos vai ser bastante comprometido e o que já é complicado, principalmente nos horários de pico, vai se tornar ainda mais caótico.

Com os amigos

Vereador Tita Beloli reúne amigos neste sábado no Balneário Rincão. “Um encontro suprapartidário para celebrar a vida”, explica o vereador, que termina seu primeiro mandato no legislativo de Criciúma no comando da Câmara de Vereadores.