Bombeiros abrem inscrições para guarda-vidas

107

Estão abertas as inscrições para o curso de formação de guarda-vidas civis do Corpo de Bombeiros. Os aprovados trabalharão na Operação Veraneio que inicia dia 15 de novembro no litoral de Santa Catarina. A região Sul tem 250 vagas, distribuídas entre Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Morro dos Conventos, Balneário Gaivota e Passo de Torres. Cada praia terá 50 vagas. As inscrições vão até 11 de outubro.

Os candidatos devem se inscrever pelo link disponível no edital publicado no site do Corpo de Bombeiros. “A pessoa se inscreve, divulgamos a lista dos selecionados, dos que cumpriram os pré-requisitos e então marcamos o teste físico. Se o candidato atender as exigências, recebe o atestado médico de aptidão física, entrega os documentos e daí avança para o curso de formação”, explica o tenente Fáveri, responsável pela parte de ensino, instrução e curso do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma.

O curso de formação tem duração de 30 dias. “Nele, passamos as técnicas de salvamento, fazemos o nivelamento do condicionamento físico. O curso vai de 4 a 29 de novembro”, informa o tenente. As práticas nas praias iniciarão em 15 de novembro, nos fins de semana, e a partir de 1º de dezembro a atividade será diária, até o fim da temporada, que ocorrerá depois do Carnaval de 2021.

Para entrar no curso o candidato homem deve correr 1,6 mil metros em até 8 minutos. Para a mulher, pode ser em até 9 minutos. Deve nadar 500 metros em até 12 minutos, e é a mesma cobrança para mulheres e homens. A idade mínima dos candidatos é de 18 anos. Não há idade máxima, se a pessoa estiver apta fisicamente. A procura pela atividade tem variado bastante nos últimos anos. “Tem anos que é equilibrado ao número de vagas, tem anos que é um pouco mais”, observa.

O aprovado vai receber R$ 150,00 diariamente na temporada para turnos de 12 horas.