Polêmica na vizinhança

O afastamento de um vereador do Legislativo de Morro da Fumaça para tratar de questões pessoais tornou-se o assunto da política no município. O titular da Mesa Diretora, o progressista Robson Francisconi, o Robinho, foi para Alemanha, mas não pediu licença do cargo. Ele está se valendo de uma regra do regimento interno que diz que o vereador só perde o cargo se faltar a 15 sessões ordinárias no ano. Robinho resolveu então se valer dessa máxima, faltando 15 sessões. O problema é que na cidade o legislativo se reúne apenas uma vez por semana. Com isso, o vereador ficará fora da câmara por três meses, continuará recebendo, e a Câmara ficará todo esse tempo desfalcada de um parlamentar. O tema deve ser pauta de reunião do Partido Progressista, que não descarta expulsar o parlamentar por ele ter tomado a decisão sem ter consultado nem comunicado a legenda.

Ainda rende

Nos bastidores da política de Içara, a disputa pelo comando do Conselho Fiscal da Cooperaliança segue rendendo. O assunto foi pauta da sessão na Câmara de Vereadores na última terça. De um lado, a oposição cobrando explicações da prefeita por sua postura durante o processo. Do outro, os vereadores da base alegando que não houve qualquer irregularidade. Durante o dia de ontem, também cresceu o burburinho por supostas retaliações que estariam ocorrendo na cidade, incluindo demissões de quem não se envolve de corpo e alma na busca por votos.

Até quatro

O processo eleitoral em Treviso pode ter número recorde de candidatos. O prefeito Valério Moretti não deve ir para a disputa da reeleição, mas vai indicar seu candidato. O processo deve ter ainda Juca Réus, Jaimir Comin e um nome do PDT no páreo.

Aprovado

O plenário do Senado aprovou o projeto que acaba com a saída temporária de condenados por crimes hediondos ou cometidos com grave ameaça ou violência. A proposta também exige o exame criminológico para a progressão de regime e prevê o uso de tornozeleira eletrônica pelos presos que estejam no semiaberto ou aberto. Aprovada com mudanças pelos senadores, a proposta volta para a Câmara dos Deputados.

Ampliando

A Secretaria de Assistência Social de Içara deve abrir na próxima semana prazo para inscrições nos cursos de formação profissional da cidade. A informação é do secretário Duca Zata. Segundo ele, entre as novidades desta edição estão a implantação de cursos em horários noturnos e a criação de uma turma de mecânico de máquinas de costura. Os cursos são 100% gratuitos e voltados exclusivamente para moradores de Içara. “Projeto que deu muito certo e tem ajudado a preencher vagas abertas na cidade e dado oportunidade para muitos se qualificarem profissionalmente e melhorarem de vida”.

Emergência

Com mais de 17 mil casos de dengue em 250 cidades e oito mortes até o momento, Santa Catarina vai decretar emergência sanitária em função da doença. A decisão da Secretaria de Estado da Saúde deve ser divulgada nesta quinta-feira. Em Criciúma, o cenário ainda é considerado tranquilo. A cidade tem até o momento seis focos do mosquito. Não há registro de pacientes contaminados até o momento no município.