Zagueiro rompeu o ligamento cruzado e menisco na partida contra o Vila Nova

Enquanto o elenco do Criciúma aproveita uma semana de folga, antes de retornar para realizar uma intertemporada durante a parada para a Copa América, a direção e a comissão técnico do clube têm uma dor de cabeça para resolver. O zagueiro Léo Santos está fora da Série B.

O defensor teve uma lesão de ligamento cruzado e menisco na partida contra o Vila Nova e não jogará mais nesta temporada com a camisa do Criciúma. A previsão de recuperação para um caso deste tipo é de seis a oito meses.

A lesão ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo da partida com o Vila Nova, no último sábado. O zagueiro torceu o joelho em um lance de perigo do time adversário e precisou ser levado de maca. Léo Santos nem viajou para Pelotas, onde a equipe venceu o Brasil por 1 a 0. E após os exames de imagem, o diagnóstico era o que ninguém desejava.

Segundo o médico do Criciúma, Ricardo Furtado, como o atleta foi emprestado pelo Ituano, o Tigre aguarda a resposta do clube paulista para que definir os detalhes da cirurgia.

Problemas na defesa

O setor defensivo tem sido um problema para o Criciúma nesta Série B. Desde o início da competição, o Tigre perdeu jogadores por lesão em todas as posições.

No gol, Luiz e Bruno Grassi passaram a maioria dos jogos no departamento médico. Depois, foi a vez de Paulo Gianezini, que havia ganhado a titularidade.

Nas laterais, Marcos Vinícius e Caíque sofreram com as lesões. Já o experiente Maicon Sisenando precisou ser poupado em diversas ocasiões, devido ao desgaste físico.

E na zaga, além de Léo Santos, o Criciúma perdeu Sandro nas últimas rodadas. Derlan também ficou fora de uma partida (e ficará outra, após a parada da Copa América), mas não foi por lesão, e sim por suspensão.

Contratar é preciso

Com a lesão de Léo Santos, o Criciúma precisará ir ao mercado, em busca de um novo zagueiro para a sequência da Série B. O setor conta hoje com Sandro, Derlan, Federico Platero, Jacy Maranhão e Rodrigo, além do volante Liel, que foi utilizado como zagueiro em algumas situações.

Rescindiu

Se atletas devem chegar ao Heriberto Hülse, outros deixarão o clube. O primeiro deles é o volante Zé Augusto, que rescindiu com o clube.

O jogador de 21 anos, participou de 17 partidas do Criciúma no Campeonato Catarinense e na Copa do Brasil – Kleina não utilizou o volante na Série B. Formado nas categorias de base do Grêmio, ele estava no Brasil de Pelotas antes de chegar ao Tigre, em janeiro.

“O Zé Augusto não faz mais parte do elenco. É mais um jogador que conseguimos liberar sem custos, esse é o objetivo. Eu conheço alguns gestores que pensam: ‘Vou mandar 10 embora’. Mas ficam com R$ 300, 400 mil de prejuízo. Nós nem temos essa condição. Vamos tirando aos poucos, todos sem onerar o clube. Esse é objetivo. Esperamos fazer isso com mais dois ou três atletas para que a gente possa repor também e fazer um grupo mais forte”, afirmou João Carlos Maringá, executivo de futebol do Tigre.