Ampliada a toda a população com idades entre nove meses e 59 anos, a imunização contra a febre amarela oferecida gratuitamente pela rede pública de saúde foi intensificada a partir de fevereiro, com ações especiais para atender o público alvo. E o ponto alto da campanha ocorre neste sábado, quando será realizado o Dia “D” de vacinação.

Os bairros Aurora, Jardim Elizabete, Primeiro de Maio, Presidente Vargas e Vila Nova, em Içara, estarão com suas unidades de saúde abertas das 8 às 17horas, sem fechar ao meio-dia, para atender quem ainda não se imunizou. O mesmo ocorrerá nas unidades de saúde do Rincão Centro, Rincão Sul, Lagoa dos Freitas, Pedreiras e Barra Velha, em Balneário Rincão.

“Todas têm sala de vacina, com exceção de Barra Velha, mas estaremos atendendo lá também. Temos que vacinar cerca de 9 mil pessoas e até o momento vacinamos em torno de 3 mil”, informa a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Vera Lucia Leal Oliveira.

Para quem estiver no Centro de Içara, uma equipe da Secretaria de Saúde estará fazendo atendimento com testes rápidos também na Praça da Matriz São Donato.

“No mês de fevereiro e início de março, nós realizamos horários estendidos em algumas unidades de saúde para atender principalmente pessoas que trabalham e não têm acesso durante o dia. Neste sábado, estaremos realizando o Dia “D”, com cinco unidades abertas e também estaremos na praça, proporcionando a vacina no período da manhã”, reforça a secretária de Saúde do município, Jaqueline dos Santos.

Para quem ainda está inseguro sobre a imunização, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Maté, alerta: “A vacina é extremamente segura e o risco de contrair a doença é muito maior do que qualquer reação adversa”.

Mas há casos em que a vacina é contraindicada. “Pessoas a partir dos 60 anos ou com algumas doenças no sistema imunológico, somente devem se vacinar com indicação médica. Gestantes e mulheres amamentado bebês até seis meses não devem fazer a vacina, bem como quem é alérgico a ovo”, orienta Laura.

Cobertura ainda está baixa na região

A vacinação neste sábado vai ocorrer em todas as cidades da Região Carbonífera, pois a cobertura vacinal ainda está muito baixa, segundo o gerente regional de Saúde, Fernando De Faveri.

“Não havia necessidade de vacina para quem residia em Santa Catarina, apenas para quem viajava para áreas de risco ou outros países. Com isso, a cobertura vacinal é muito baixa enos preocupa por causa da evolução do vírus, que já está na divisa com o Paraná”, ressalta.

“A nossa região precisa vacinar 321 mil pessoas e até o momento apenas 40 mil se vacinaram. Então, conversando com os secretários de Saúde dos 12 municípios da Amrec, achamos por bem fazer neste sábado um dia especial de vacinação. Das 8 às 17 horas os postos estarão abertos, sem fechar ao meio-dia”, reitera De Faveri.

“Em Içara, temos uma meta grande, por isso estamos procurando também as empresas, para de forma organizada facilitar com que todos se vacinem”, aponta a secretária de Saúde do município, Jaqueline dos Santos.

“O movimento tem sido grande, mas ainda não temos números sobre a cobertura. A meta passada para nós é vacinar 49 mil pessoas, mas esse censo ainda inclui a população de Balneário Rincão. Aguardamos uma resposta do Estado sobre a estimativa para cada município, para que a gente possa se organizar e verificar como está a procura em Içara”, acrescenta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Laura Maté.

Ela ressalta que a vacinação continuará sendo feita durante todo o ano. “A vacina faz parte do calendário vacinal, mas estamos enfatizando porque a rotina começou agora, a maior parte da população não é vacinada. O vírus da febre amarela ainda está no Paraná, mas existe a perspectiva de chegar a Santa Catarina, por isso a importância de se imunizar”, justifica.

Os primeiros sintomas da febre amarela incluem: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A doença também pode causar febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal), choque e insuficiência de múltiplos órgãos.