Idosos são vacinados contra a Covid-19

29

Secretarias municipais de Saúde da região carbonífera iniciaram a vacinação do grupo de risco

Criciúma, Içara e Região

Ontem (9), as secretarias municipais de Saúde da região carbonífera iniciaram a vacinação de idosos. O público alvo está sendo vacinado em casa. Em Criciúma, por exemplo, homens e mulheres acima de 90 anos foram agendados. As Unidades Básicas de Saúde entram em contato com as pessoas cadastradas para a aplicação.

A Secretaria de Saúde de Criciúma estima que haja cerca de 550 idosos com idade superior a 90 anos e pelo menos 200 já fizeram seu cadastro. Para receber a dose, é necessário cadastro no Portal Minha Vacina https://minhavacina.criciuma.sc.gov.br.

Os detalhes sobre a vacinação em Criciúma, incluindo doses recebidas, doses aplicadas, auxílio para cadastro, chat para retirar dúvidas, além de denúncias, estão à disposição da população no portal de internet do município.

Três mil profissionais de saúde vacinados

Ontem também, o secretário Acélio Casagrande e o gerente de Saúde, Samuel Bucco, estiveram na Câmara de Vereadores para abordar a atual situação do coronavírus no município, além das vacinas recebidas, cronograma de vacinação e os critérios estabelecidos para receber as doses. Eles informaram que nesta primeira fase, aproximadamente 3 mil trabalhadores de saúde já receberam a primeira dose, atualmente, o município soma em torno de 6 mil profissionais.

Segundo Casagrande, o Ministério da Saúde já encaminhou R$40.921.945,99 de recursos, através de portarias, para o combate da pandemia. “Estes foram os recursos que estão, inclusive em nossa página de transparência, além de todas as despesas feitas, de março até agora. Nós temos um saldo de R$13.931.361,18 na conta do coronavírus, mas nós temos uma previsibilidade de que o Ministério da Saúde nos prorrogou as portarias até dezembro deste ano, então se continuarmos assim, conseguimos nos manter até final do ano com estes recursos”, destaca.

“Criamos uma central através da nossa ouvidoria (156) para realizar os agendamentos. Os operadores estão à disposição para responder estes questionamentos, como quem pode agendar, quem pode receber as doses neste momento, atestados médicos para quem tem comorbidades e carteira de trabalho para comprovar o vínculo empregatício”, pontua o gerente de Saúde, Samuel Bucco.

Samuel também destacou o site minhavacina.criciuma.sc.gov.br/ que tem como objetivo realizar o cadastro para recebimento da dose da vacina contra a Covid-19. Atualmente, estamos na 1ª Fase de vacinação, que contempla os profissionais de saúde, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência institucionalizadas. Para melhorar o atendimento, as Unidades Básicas de Saúde foram liberadas para realizar o agendamento e aplicação das vacinas em idosos. Se necessário, os vacinadores poderão se deslocar até a residência.

Fases de vacinação

  • 1ª Fase de Vacinação – Profissionais de saúde, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência institucionalizadas
  • 2ª Fase de Vacinação – Pessoas acima de 60 anos
  • 3ª Fase de Vacinação – Pessoas com comorbidades e condições que agravem a Covid19
  • 4ª Fase de Vacinação – Trabalhadores da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento e trabalhadores do sistema prisional
  • 5ª Fase de Vacinação – Demais públicos