Novas conexões e oportunidades para Içara foram frutos de sua administração

Içara

Tatiana Pavei da Silva foi coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Içara. Motivada pelo resultado do trabalho coletivo, fez parte da diretoria da Associação Empresarial de Içara e aceitou um desafio ainda maior em agosto de 2021: a presidência da ACII. Deixou sua digital na história com a criação da primeira turma de robótica da cidade, a participação na premiação estadual do Geração Empreendedora, a primeira edição do Programa de Gestão e Vivências Empresariais e ainda o trabalho de empreendedorismo com jovens por meio de meliponários escolares, além da revisão da legislação municipal com foco na inovação. ¨Foram dois anos de muitos projetos. O sentimento é de agradecimento pela oportunidade”, comemora.

“Ingressei no associativismo através da minha empresa, a Reino Vegetal, que venho cultivando ao longo de 23 anos. Quando recebi o convite para fazer parte da Associação Empresarial, apesar de eu ser associada e não entender os propósitos do associativismo empresarial, eu entrei no Núcleo da Mulher, que era um grupo de mulheres com vários objetivos em comum. E dentro desses objetivos eu aprendi com elas, e com outros núcleos que existiam na região, vertentes e desejos muito interessantes, que isso qualificava melhor a vida delas e qualificava necessariamente a vida do entorno delas”, relembra.

Tati diz que sempre olhou para a cidade a partir das oportunidades. E Içara tem muitos produtos e serviços de referência que atraem também os olhares da região. “Para isso a gente precisa qualificar constantemente as pessoas, para ter bom atendimento, bom produto, fazer com que as pessoas também se sintam, mesmo que de fora, pertencidas a essa comunidade. A gente precisa muito nutrir, desenvolver, trazer conhecimento, tecnologia…”, ressalta. São conceitos que se transformam junto com o mercado, mas que são marca da associação desde a fundação, em 3 de agosto de 1996.

Gestão 2021-2023

Na 13ª gestão da entidade, a missão de contribuir com o desenvolvimento local em sinergia com a região foi compartilhada com o vice Custódio Abílio da Silva. Na Diretoria Executiva fizeram parte também Luciana de Oliveira Lima Zanette (1ª secretária), Willian Biff Brígido (2º secretário), Simone Lucas Martins (administrativo), Douglas Wendhausen Bitencourt (financeiro), Pâmela de Sá (jurídico), Marco Aurélio Périco Góes (núcleos), Júlia Melo Domingos (soluções empresariais), Joel Valentin Seldenreich/Cleber Milak Fernandes (indústria, comércio e serviço), Jadilson Sotero (capacitações) e Lucas Lemos (relações internas e institucionais).

No Conselho Fiscal atuaram também os empreendedores Reginaldo Borges Fernandes, Rodolfo Back Loch e Adílio Fernandes Filho com os suplentes Almerindo Pizzetti, Sidnei Castagneti e Caio Cesar Rodrigues Binotti. No Conselho Superior de 2021/2023, atuaram em sintonia Adriana Mara de Oliveira, Ramiro Cardoso, Sandro Giassi Serafin, Agenor Sartori Castagna, Aldo Wagner Fernandes, Adalberto Pizzetti, Joi Luiz Daniel, Filipe Silveira Pavei, Edilson Zanatta e Waldemar Luiz Casagrande.

“Eu sempre escutei que Içara é a cidade do futuro e para mim o futuro já é agora. Assim como no paisagismo, que eu tive que desbravar, porque é um segmento novo na região, a profissionalização é uma atividade ainda iniciante, de 20 anos para cá. Eu vi Içara crescer, se desenvolver, tornar-se uma cidade muito atrativa. A gente tem empresas de todos os tamanhos, indústrias de vários tamanhos também. Essa diversidade torna a cidade cada vez mais atrativa, cada vez mais interessante, cada vez mais com oportunidades. Vemos a cidade despontar”, ressalta Tati.

“Eu também enxergo o associativismo crescendo muito. Tem muito CNPJ em Içara e a gente tem que difundir para que mais pessoas e segmentos se desenvolvam junto. Não foi diferente com a minha empresa. Desde que eu estou dentro do associativismo eu consegui profissionalizar mais as atividades, eu pude conduzir melhor as pessoas que estão dentro e fora do meu negócio também. Isso faz toda a diferença. A gente começa a entender que não dá mais pra ser empírico, não dá pra ser mais só instintivo. Existe muito conhecimento para ser adquirido e principalmente aplicado”, pontua.

Nova direção

Na segunda-feira (31), a Associação Empresarial de Içara elegeu a nova diretoria para o biênio 2023/2025. O ex-coordenador do Núcleo Jovem e até então vice-presidente de núcleos da Acii, Marco Aurélio Périco Góes, foi aclamado novo presidente da entidade em sucessão a Tatiana Pavei da Silva, que passa agora à presidência do Conselho Superior. A validação da única chapa inscrita ocorreu em assembleia geral no auditório da Acii.