Vice-prefeito encaminha nota à imprensa dizendo: “Neguinho está tentando induzir a opinião pública ao erro”

Forquilhinha

A Operação Maktub, da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), segue produzindo desdobramentos em Forquilhinha. O vice-prefeito Valcir Antônio Matias, o Chile, contrapôs as declarações do prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, sobre a sequência de aditivos provocados pela mudança de local do ginásio do bairro Santa Líbera, decisão tomada por Chile enquanto estava como prefeito em exercício.

“Entendo que o prefeito Neguinho está tentando induzir a opinião pública a erro, antecipando uma defesa pessoal sobre o caso, querendo justificar os aditivos e as eventuais irregularidades apuradas pela investigação policial. O objeto da operação é o direcionamento e favorecimento do processo licitatório para determinada empresa, com a possível participação ou ajuda de pessoas ligadas à administração municipal”, disse, em nota para a imprensa.

Ontem, durante entrevista coletiva, o prefeito afirmou ter sido contra a decisão para mudança do local. De acordo com ele, a proposta provocou gasto extra de R$ 350 mil, valor investido em mais de 2 mil caçambas de aterro. Chile questiona o motivo pelo qual Neguinho (foto) não revogou a decisão quando retornou ao cargo.

“Eu fiquei como prefeito interino por quinze dias, em janeiro do ano de 2022. O Neguinho tenta jogar para mim uma responsabilidade que é dele, isto depois de mais de 2 anos. Ora, se o prefeito Neguinho diz agora em sua defesa que a localização do ginásio não era adequada, por que ele manteve? Por que não alterou o local? Lembrando mais uma vez que este contexto não faz parte do objeto da investigação, pois não houve licitação para o aterro”, afirma o vice-prefeito.

Chile também afirma que o aterro foi realizado integralmente pela Prefeitura, sem processo licitatório ou pagamento para terceiros. Ele também explica o motivo do rompimento com o prefeito de Forquilhinha. “O prefeito Neguinho está tentando criar uma cortina de fumaça, a atribuir falsamente responsabilidade a mim, de forma leviana e inconsequente. Até porque, um dos motivos do nosso rompimento político, já no primeiro semestre de 2022, foi justamente pelo fato de o prefeito não me ouvir, não aceitar ideias e tomar decisões isoladas, bem como pelo fato de eu não concordar com a falta de transparência com os atos de gestão do prefeito”, argumenta.

Sobre a operação

A operação da Polícia Civil aconteceu na manhã de terça-feira, dia 27, quando foram cumpridos mandado de prisão preventiva contra o dono da empresa vencedora da licitação para instalação da cobertura do ginásio e mandado de prisão temporária contra uma funcionária. Também quatro mandados de afastamento das funções públicas dos membros da comissão de licitação, a ordem para a suspensão dos contratos assinados contra a empresa e dez mandados de busca e apreensão. A Maktub teve desdobramentos também em Araranguá, Meleiro, Turvo, Içara e Nova Veneza. Colaboração Thiago Hockmüller, Portal Engeplus.

Íntegra da nota do vice-prefeito de Forquilhinha:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Os fatos investigados pela polícia civil na operação MAKTUB ocorridos na data de hoje, e noticiados nas mídias são graves, tanto que foi determinado pelo Poder Judiciário a decretação de prisões e os afastamentos de servidores públicos, que integravam a comissão de licitação, suspensão de contratos e buscas e apreensões, sendo os membros da comissão de licitação pessoas de confiança do prefeito Neguinho.

Entendo que o prefeito Neguinho está tentando induzir a opinião pública a erro, antecipando uma defesa pessoal sobre o caso, querendo justificar os aditivos e as eventuais irregularidades apuradas pela investigação policial.

Destaco que, conforme o noticiado pelos meios de comunicação, o objeto da operação é o direcionamento e favorecimento do processo licitatório para determinada empresa, com a possível participação ou ajuda de pessoas ligadas à administração municipal.

Informo também que o item desse processo de licitação é único e exclusivamente relacionado à cobertura metálica do ginásio que está sendo construído no Bairro Santa Líbera, sendo que a data da publicação do Edital foi no final do ano de 2023, e a abertura de envelopes em janeiro de 2024.

Fico indignado e revoltado com o prefeito Neguinho, pois este vincula o meu nome a um ato dele, de janeiro de 2022, no que se refere ao aterro do terreno, local da obra do ginásio como se fosse o foco principal da investigação, ou a causa das irregularidades, o que não reflete a verdade.

Eu fiquei como prefeito interino por quinze dias, em janeiro do ano de 2022. O Neguinho tenta jogar para mim uma responsabilidade que é dele, isto depois de mais de 2 (dois) anos.

Ora, se o prefeito Neguinho diz agora em sua defesa que a localização do ginásio não era adequada, por que ele manteve? Por que não alterou o local? Lembrando mais uma vez que este contexto não faz parte do objeto da investigação, pois não houve licitação para o aterro.

O aterro foi integralmente realizado pela municipalidade, sem qualquer vinculação a processo licitatório ou pagamento para terceiros. Repetindo: o aterro realizado não é objeto da investigação.

O prefeito Neguinho tenta desviar o foco criando uma narrativa falsa e mentirosa. Falsa, pois o aterro não tem nenhuma relação com a licitação e, consequentemente, com a investigação. Mentirosa, pois a efetiva escolha do local da obra, o poder de decisão e a palavra final sobre os atos da administração pública do Município de Forquilhinha são única e exclusivamente do prefeito Neguinho. Sempre foi assim.

O prefeito Neguinho está tentando criar uma cortina de fumaça, a atribuir falsamente responsabilidade a mim, de forma leviana e inconsequente. Até porque, um dos motivos do nosso rompimento político, já no primeiro semestre de 2022, foi justamente pelo fato de o prefeito não me ouvir, não aceitar ideias e tomar decisões isoladas, bem como pelo fato de eu não concordar com a falta de transparência com os atos de gestão do prefeito.

Tenho a convicção que a comunidade de Forquilhinha não dará um novo mandato ao prefeito Neguinho.