De luto

A ex-vereadora e ex-presidente da Câmara de Criciúma, Tati Teixeira, faleceu no início da madrugada de terça-feira na UTI do Hospital São José. Tati vinha lutando contra um câncer de mama e não resistiu. Tati deixa o marido Daniel Ferreira e os filhos Vitor e Clara. O prefeito em exercício Salésio Lima anunciou luto oficial de três dias. “Lamento muito. Foi minha companheira de partido e de câmara. Era uma grande parlamentar. Meus sentimentos para a família”. Tati Teixeira surgiu para a política pelas mãos do pai, o professor e vereador Nei Teixeira. Do movimento estudantil, ela foi para o Legislativo de Criciúma. Foi vereadora por dois mandatos e, no segundo, comandou a Câmara. Também foi prefeita em exercício durante a gestão de Márcio Búrigo. Tati estava na reta final da campanha do ano passado quando descobriu o câncer. Iniciou o tratamento no início de dezembro. O quadro evoluía bem, mas no início de março, o cenário mudou, Tati foi para a UTI e acabou morrendo.

“A Tati que conheci”

Eu conheci a Tati pelas mãos do seu pai, Nei Teixeira. Nutria por ela o mesmo respeito que tinha pelo professor. Tati era uma figura carismática, sempre de bom humor e tratando todos com muita cordialidade. Era difícil ficar indiferente a ela. Foi esse perfil que a levou do movimento estudantil à Câmara de Criciúma, onde foi presidente. Tati tinha paixão pela coisa pública, pela possibilidade de mudar para melhor a vida das pessoas. Fez muito, deixou legado, deixou uma família linda, mas tinha ainda muito mais para contribuir. Lamentavelmente, foi levada por um câncer. Meus sinceros votos de pesar ao Daniel, seu marido, e aos filhos Vitor e Clara.

Júlia X Geise

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) reagiu com indignação à declaração da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann. A líder petista criticou uma postagem feita pela parlamentar catarinense nas redes sociais. Hoffmann disse que Zanatta tem comportamento nazista, considerou a postagem criminosa e disse que estuda uma ação contra a deputada do PL. “Comportamento nazista da deputada de SC, de apologia à violência contra @LulaOficial. Quem não pode baixar a guarda é a sociedade brasileira – e nossas instituições – com quem insiste em incitar a violência e semear o ódio. Estamos estudando medidas contra esse ato criminoso”, escreveu a presidente do PT.

A postagem

Na postagem em questão, Júlia aparece segurando uma metralhadora. Ela também veste uma camiseta com a frase “come and make it” (venha e faça isso, em inglês). A camiseta tem ainda uma mão com quatro dedos e com marca de três tiros. “Não podemos baixar a guarda. Infelizmente a situação não é fácil. Com Lula no poder, deixamos um sonho de liberdade para passar para uma defesa única e exclusiva dos empregos, do pessoal que investiu no setor de armas. Estamos agora falando em socorrer empregos e lutar por segurança jurídica”, escreveu Júlia na postagem.

A reação

Em entrevista à Massa FM, Júlia reclamou de ameaças sofridas nas redes sociais e rechaçou a postura do PT, que segundo ela tenta calar toda e qualquer oposição. “Parece que eles querem governar sozinhos, sem oposição. Todo deputado mais crítico a eles tentam cercear, ameaçam no STF, falam em cassação. Esse é o jeito do PT”, disparou. Ela também comentou, em tom irônico, as críticas à sua camiseta. “Vou levar meu guarda-roupa para que a deputada Gleisi possa avaliar e dizer se está ou não apropriado para eu vestir”.

Baixa no PP

Braço direto do vereador e ex-presidente da Câmara de Içara Itamar da Silva, a empresária Mayara Vieira está deixando o Partido Progressista. A informação começou a circular na manhã de terça-feira nos bastidores da política de Içara. Mayara é apontada como um dos principais nomes da ala feminina do PP e, na última campanha, atuou cuidando das questões burocráticas da chapa da atual prefeita Dalvania Cardoso. Podemos e União Brasil estão entre os destinos mais prováveis. A saída dela do PP é vista por muitos como um indicativo de que Itamar da Silva pode tomar o mesmo caminho.

Mutirão

O secretário de Saúde Sandro Ressler confirmou nesta terça-feira na Massa FM que Içara vai realizar na próxima semana um mutirão de combate à dengue. “O objetivo é orientar a população e fazer uma ação preventiva para garantir que Içara não tenha um número alarmante de focos do mosquito transmissor da dengue”, explicou o secretário.