Ni Hão Içara

Prefeito Murialdo Gastaldon recebe nesta sexta-feira uma comitiva de empresários chineses. Eles vêm atraídos pelos índices positivos de Içara e dispostos a conhecer um pouco mais sobre a cidade. Os chineses, ao longo dos últimos anos, têm se tornado investidores importantes, percorrendo o mundo em busca de boas oportunidades. Entre os interesses por Içara, está um projeto de Parceria Público Privada que vem sendo trabalhado pelo município na área da iluminação pública. Implantar essa PPP da iluminação pública é uma das metas do governo até o final deste mandato. Uma ação que pretende modernizar o serviço prestado hoje na cidade. A ideia é trocar todas as lâmpadas por pontes de Led e agregar juntos aos postes de iluminação uma série de outros serviços, como por exemplo o videomonitoramento. É aguardar e ver se os visitantes da crescente economia chinesa vão querer explorar a crescente economia de Içara.

Caiu o veto

Deputados aprovaram a derrubada do veto do Governador Carlos Moisés ao projeto do deputado José Milton Schefer, que repassa mais verba para os hospitais filantrópicos. Ao todo serão 180 milhões a mais para instituições como o Hospital São Donato que presta atendimento à população. O dinheiro vai ser dividido de acordo com produção, ou seja volume de atendimento, mas para instituições que vivem com o pires nas mãos, todo dinheiro extra é sempre bem-vindo. Para o presidente da Associação de Hospitais de Santa Catarina, AHESC, Altamiro Guimarães a emenda faz justiça aos trabalhos realizados pelos hospitais filantrópicos. “A cada R$ 100 investidos pelos hospitais, apenas R$ 60 são recebidos. A perda de 40% ocorre em consequência de uma defasagem. Para manter qualidade e segurança dos serviços dependemos de recursos. É um projeto técnico, com critérios para o custeio que ajudará a enfrentar a defasagem da tabela SUS”, indica o Altamiro.

Jessé

Entre os deputados que votaram contra está o representante do Sul Jessé Lopes. Conversei com ele nesta quinta-feira e ele justificou o voto pela manutenção do veto do Governador. “Votei contra porque é inconstitucional. Tem vício de origem. Não discuto o mérito do projeto, todos defendem mais verba para os hospitais, mas o projeto é inconstitucional”, justifica.

Importante

Júlio de Lucca, Diretor administrativo do São Donato, comemorou a derrubada do veto do Governador Carlos Moisés, na Assembleia Legislativa. “São mais de 10 milhões extras para os hospitais filantrópicos. Atendemos 70% da população, mas só recebemos 30% dos recursos. Isso não resolve, mas ajuda muito o caixa dos hospitais, que vivem de pires na mão”.

Multa

Procon de Içara autuou em mais de 38 mil reais a Caixa Econômica do Município. “Eles não respeitaram a lei que determina tempo máximo de permanência nas filas. Pedidos aos usuários de bancos, correios e cooperativas de crédito para que denunciem esses casos para que a gente possa aplicar as sanções” explica Karoline Calegari, coordenadora do Procon em Içara.

UTI

Hospital São Donato está iniciando nesta quinta-feira o processo seletivo para a contratação de profissionais para atuar na UTI da instituição. Previsão do diretor do Júlio de Lucca é de que até a segunda quinzena de maio a UTI esteja funcionando. “Não tem mais volta a UTI vai ser aberta nos próximos dias e estamos trabalhando para superar todas as etapas o mais breve possível”.

E na Pediatria

Hospital São Donato segue correndo em busca de pediatras para atuar na instituição. O Hospital já tem recurso, tem escala definida, mas não consegue encontrar médicos. “Estamos em busca, mas não está fácil. Sabemos que tem essa demanda e que precisamos colocar o serviço em funcionamento, mas estamos dependendo de médicos”, afirma Júlio de Lucca.

Em Brasília

A prestação de contas do presidente Jair Bolsonaro foi nesta quinta-feira. Ele falou das principais ações desenvolvidas nos primeiros dias de governo, ativou o 13° do Bolsa Família e anunciou a criação de encontros periódicos para avaliar o governo e estabelecer metas. “Foram estabelecidas metas em todos os setores, divididos nos eixos social, infraestrutura, econômico, institucional e ambiental. Ressalto que além das 35 ações estipuladas, diversas outras ações estão sendo planejadas pelo Executivo”, avalia o presidente que garantiu que está tudo em céu de brigadeiro

Pelo Carvão

Secretário de Estado da Fazenda (SEF), Paulo Eli, recebeu na quarta-feira membros da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM) e do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc). Na pauta, foi discutida a criação de uma política estadual para a indústria carbonífera. “E a necessidade do Governo pressionar Brasília para a construção de um plano Nacional para modernizar o setor e permitir que ele volte a crescer”, explica o presidente da Associação Brasileira do Carvão Fernando Zancan.