O trânsito vai mudar

As mudanças efetivadas no trânsito de Içara no final do ano passado serão desfeitas. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo vice-prefeito Jandir Soratto. Segundo ele, a reversão será efetivada nesta quarta-feira. “Na verdade não vamos fazer mudanças, vamos apenas retornar ao que era. O que houve não foi uma mudança de fato, foi uma pegadinha feita no apagar das luzes. O que vamos fazer agora é atender um pedido da população”, justificou. Para o vice-prefeito a maioria da população ainda não assimilou as alterações. “Na verdade boa parte da população ainda nem percebeu porque estava na praia, de férias. Para aliviar o transtorno vamos retornar ao modelo anterior. Fizemos pesquisa e sabemos o que a população quer”, avisa.

Os primeiros dias

Acompanhada do vice Jandir Soratto, a prefeita Dalvânia Cardoso cumpriu agenda na Massa Fm nesta segunda-feira. Foi falar dos primeiros 30 dias do seu governo. Dalvânia destacou como um dos pontos fortes o enxugamento da máquina, priorizando Saúde e Educação. “E também as ações do zera fila na saúde e a volta ao atendimento nas unidades. Foram ações que funcionaram e que continuarão a ser executadas”. Admitiu que recebe pressões para nomear novos secretários, mas listou apenas um. “A pressão política neste momento é natural. Os parceiros que ajudaram na caminhada querem fazer parte do governo, mas neste momento a prioridade é apenas nomear o gestor para a secretaria de Assistência Social”. Dalvânia também destacou a revisão de contratos e de rescisões. “Temos o contrato da iluminação pública que está judicialmente questionado e neste momento sendo executado pela Cooperaliança. Temos outros contratos que também estamos revendo. Também vamos rever as rescisões já que temos a informação de que funcionários trocaram de função no apagar das luzes para ter uma rescisão maior”. A prefeita também confirmou a assinatura para a execução da rodovia dos Trilhos e a Urgência em concluir o Paço e também falou de Rotativo. “Eu sou a favor do Rotativo, mas esse modelo não funciona bem. Ele mais pune o cidadão do que organiza o trânsito. Então precisamos rever e melhorar”.

Problemas

Durante a entrevista, Jandir Soratto fez questão de destacar que economicamente o momento não é bom. “Não temos uma situação financeira boa não. Os recursos estão comprometidos e dependemos do IPTU para garantirmos fôlego e conseguirmos realizar as ações que pretendemos. Mas pegamos uma situação ruim”, alega.

Schiochet em Criciúma

Deputado Fábio Schiochet, presidente estadual do PSL, cumpre agenda em Criciúma nesta sexta-feira. Informação foi confirmada pelo vereador Júlio Kaminski. Segundo o parlamentar será uma visita de cortesia. Vem para conversar com a militância nesse trabalho de organização do PSL visando o processo eleitoral de 2022.

Última semana

Consumidores da região tem apenas esta semana para aproveitar as ofertas da Megaliquidação de Criciúma e do Liquida Içara. Vendas com descontos de até 50% seguem até sábado e sem horário diferenciado. Expectativa é que o resultado da promoção deste ano supere os números de 2020.

Vacina

Municípios da região começam a receber nesta terça-feira uma nova remessa de vacinas contra o coronavírus. As doses serão utilizadas para vacinar os idosos a partir dos noventa anos. A expectativa é que ainda este mês novas doses sejam distribuídas e a imunização possa ser ampliada.

Vem aí o Parque do Mirante

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro se reúne nesta terça-feira com os vereadores para detalhar 13 projetos que estão na pauta do legislativo. Um deles trata da criação do Parque Ambiental do Mirante, no Morro Cechinel. Pela proposta, o parque Turístico Ambiental será criado dentro da APA de 72 mil metros quadrados.  A intenção do município é criar uma nova área de lazer para a cidade. O projeto ainda servir de base para a nova sede da Fundação do Meio Ambiente, ampliar a educação ambiental e impulsionar o turismo ecológico. Uma das atrações será um mirante com 30 metros de altura. A obra orçada em quase 3 milhões será executada com recurso de emenda parlamentar repassada pelo então deputado Ronaldo Benedet.

Os demais projetos

As outras propostas que serão apresentadas e detalhadas para os vereadores tratam de normas para o comércio ambulante, a possibilidade de doar mercadorias apreendidas deste ambulantes em caso de venda irregular, o fechamento de uma escola no bairro Colonial e cinco pedidos para mudanças na lei de parcelamento do solo em vários bairros da cidade.

Elogios à Fundai

Ação desenvolvida pela Fundação do Meio Ambiente de Içara, levando atendimento de bairro em bairro aos animais errantes da cidade, tem sido elogiada pela população. Segundo Dalvânia Cardoso o trabalho deve seguir e ser melhorado. “Essa ação do Ibanez deu muito certo. Precisamos ampliar e levar os serviços porque as pessoas não conseguem levar os animais ao centro de Castração por uma série de fatores. Então a Fundai precisa ir até estas comunidades.

Subiu outra vez

Petrobras reajustou nesta segunda-feira o preço da gasolina nas refinarias. Inevitavelmente esse aumento vai acabar chegando também nos postos da região em poucos dias.