A receita do meu pai: Pirão de água com linguiça frita

Chef PV Show ensina uma receita “raiz” para lembrar do seu pai (in memorian)

Eu (ainda criança), minha mãe e meu pai tínhamos o hábito de nos reunirmos na sala de casa para passar a noite juntos. Na TV, futebol ou novela, de um lado, meu pai assistindo. Do outro, minha mãe tricotando e no chão, eu brincando.

Volta e meia, meu pai se levantava do sofá e falava:

— Vou cozinhar! Uma linguiçinha com pirão.

Linguiça com pirão de água do Futuca.

Ingredientes: Farinha de mandioca, água, salsinha, cebolinha, cebola, alho, linguiça (da sua preferência), sal e azeite extra virgem.

Modo de preparo: Corte um pedaço de linguiça e tire do invólucro. Pique como se fosse uma carne moída. Reserve. Termine de picar a linguiça fazendo rodelas.

E uma panela, adicione um fio de azeite extra virgem e grelhe as rodelas de salame até dourarem. Reserve e no fundinho da panela, adicione cebolas cortas em meias luas e vá refogando. Adicione ao final um pouco de água e solte o fundinho da panela, caramelizando as cebolas. Volte com a linguiça e reserve.

Em outra panela, adicione a linguiça picada com carne moída, um fio de azeite, cebola picada e refogue tudo. Adicione água e cheiro verde picado. Quando levantar fervura, adicione sal e vá colocando a farinha de mandioca aos poucos, até dar a liga de pirão.

No prato, entre com o pirão de água e por cima a calabresa acebolada com o molhinho da fritura. Essa é uma receita simples e que rende bastante. Você e sua família vão adotar o prato.

Cozinhar determinada receita é uma forma de lembra daqueles que foram tão importantes para nós e que infelizmente, já partiram. A comida une, conforta e alegra. Bom apetite!

Para acessar um vídeo que explica esta receita, abra o leitor de QR Code do seu smartphone e aponte a câmara dele para o código desta página.