Fundai e Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma promovem palestras alusivas à data celebrada hoje.

Içara e Criciúma

Criado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, o Dia Mundial da Água passou a ser celebrado em 1993. Com um novo tema a cada ano, a data comemorada hoje será marcada por ações com palestras e distribuição de mudas em Criciúma e Içara, além de ações focadas na prevenção e conscientização sobre a importância deste recurso natural.

Em Içara, as equipes da Fundação do Meio Ambiente (Fundai) realizam, ao longo desta semana, palestras para mais de 400 crianças das redes municipal e estadual de ensino. “Percorreremos as escolas Antônio Guglielmi Sobrinho, Dimer Pizzetti, Tranquilo Pissetti e José Fernandes com informações sobre o ciclo da água e também sobre o mosquito redes aegypti, causador de doenças como a zika, dengue, febre amarela e chikungunya”, ressalta o presidente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette, informando que as escolas foram escolhidas para contemplar os bairros com pontos de detecção do mosquito.

Além das palestras, serão colocados adesivos sobre o uso consciente da água nas escolas municipais e centros de educação infantil. “Estes materiais serão fixados próximo a bebedouros e torneiras, com objetivo de reduzir o desperdício”, explica, frisando que a iniciativa busca conscientizar os alunos, mas principalmente que levem o que aprenderem para os pais e a informação siga adiante.

Em Criciúma, ações pela manhã e à tarde

A Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma começará as ações do Dia Mundial da Água ainda pela manhã. “Estaremos na Praça Nereu Ramos, das 9 às 12 horas, com distribuição de mudas, instrução sobre legislação sobre podas e cortes de árvores, orientações sobre nossos aplicativos e ferramentas online”, salienta a diretora do Meio Ambiente, Anequésselen Bittencourt Fortunato, frisando que à tarde, das 13 às 16 horas, haverá palestras no Paço Municipal. “Falaremos sobre modelos e métodos para identificação, caracterização e classificação de nascentes e legislação e jurisprudências dos tribunais sobre uso e ocupação das nascentes e cursos d’água”, enfatiza, lembrando que todas as ações são gratuitas e abertas à população.

Dicas para economizar água

  • Chuveiro: Um banho de 20 minutos pode consumir 120 litros de água. Em cinco minutos, o consumo cai para 30 litros.
  • Escovar os dentes: Em cinco minutos com a torneira não muito aberto, são gastos aproximadamente 12 litros de água em casas e até 80 litros em apartamentos.
  • Cozinha: Lavar a louça por cinco minutos com a torneira aberta consome 75 litros de água. Fechando a torneira para ensaboar a louça, você economia mil litros por mês.
  • Pátio: Lavar uma calçada com mangueira por 15 minutos desperdiça 279 litros. Use a vassoura para tirar a sujeira mais grossa e reaproveite a água da máquina de lavar para tirar a espuma.
  • Jardim: Regue as plantas nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, para evitar a rápida evaporação com o sol forte, e prefira o regador à mangueira.
  • Torneiras: Tenha certeza que as torneiras foram bem fechadas. Se estiver apenas gotejando, são desperdiçados 48 litros por dia.

Fonte: Casan.