Cerca de 40 mil pessoas de dez bairros de Criciúma são atendidas no local

Criciúma


Uma articulação de dois anos teve desfecho ontem (31). Unesc e Prefeitura de Criciúma firmaram parceria e a partir de agora a universidade fará a operacionalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. O termo de parceria foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro e pela Reitora Luciane Ceretta em ato no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Ao todo, cerca de 40 mil pessoas de dez bairros são atendidas no local. “A parceria com a UBS do Centro consolida ainda mais esta missão institucional, à medida que será possível reunir toda a expertise da área da saúde da nossa universidade com todo o histórico de análise e necessidades que a Prefeitura tem a respeito da população dos dez bairros que compõem o Centro de Criciúma. Ter a possibilidade de estabelecer os serviços da Universidade nesta unidade é de uma importância sem igual”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Além do atendimento prestado à comunidade que utiliza a UBS, o espaço será usado pela universidade para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação acadêmica. “A UBS será um espaço de oferta, projetos, programas diferenciados que ampliará a oferta de serviços e qualidade dos atendimentos. Ressaltamos a importância de uma Gestão Municipal comprometida com a Universidade e com a cidade”, salientou a reitora.

Atividades a serem desenvolvidas

Médicos: Consultas clínicas (Diabéticos com hemoglobina glicada), consultas ginecológicas, consultas de pré-natal de risco convencional.

Enfermeiros: Consultas de Enfermagem para gestantes de risco convencional, para pacientes diabéticos (com hemoglobina glicada), para hipertensos; Testes rápidos para gestantes Sifilis + HIV; atendimentos individualizados, coleta de preventivo do câncer ginecológico e de mamas; atendimentos domiciliares em equipe.

  • Psicólogos: atendimentos individualizados, atendimentos domiciliares.
  • Farmacêuticos: dispensação de medicamentos e farmácia clínica, grupos, atendimentos domiciliares.
  • Fisioterapeutas: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.
  • Profissionais de Educação Física: atendimentos domiciliares individuais e em equipe.
  • Médico pediatra: Consultas pediátricas.
  • Cirurgião dentista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares em equipe. Equipe saúde bucal.
  • Nutricionista: atendimentos individuais, atendimentos domiciliares individuais e em equipe.