Câmara também teve participação na tribuna para ouvir os trabalhos do setor de trânsito

Içara

Na sessão ordinária de terça-feira (18), os vereadores de Içara aprovaram por unanimidade em votações finais projetos de lei de autoria do Poder Executivo. Sendo o PE/46/2022, que dispõe sobre a concessão de direito real de uso de bem imóvel que especifica e dá outras providências, ficando o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado, conforme a Lei Orgânica Municipal, a outorgar à Associação de Moradores do Bairro Presidente Vargas, a concessão de direito real de uso do Ginásio Nicolau Becker, pelo prazo de 10 anos.

Conforme mensagem ao projeto, a associação de moradores teve cessão de uso do imóvel durante 10 anos e manifestou interesse em manter a administração do espaço, facilitando a organização das atividades desportivas. “Durante todo este período não houve registro de mau uso, nem reclamações sobre a gestão da cessão, o que qualifica a entidade a continuar administrando o referido ginásio de esportes”, afirmou o Poder Executivo.

Já o PE/48/2022 autoriza a concessão de direito de uso de equipamentos que integram o patrimônio municipal, em favor da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara. “A concessão do uso dos bens descritos neste projeto de lei auxiliará no atendimento e na preservação da vida de muitas mulheres içarenses”, informou a prefeita municipal Dalvânia Cardoso em mensagem ao legislativo.

Departamento de trânsito

O departamento municipal de trânsito de Içara apresentou suas ações aos vereadores. O chefe do setor, Willian Acordi Pizzetti, fez uso da palavra no espaço destinado ao horário político da sessão ordinária de terça-feira (18). Ele destacou o atendimento ao público com a realização de consulta veicular, pontuação na CNH, emissão de autorização para estacionar, transferências de pontos na CNH, liberação de veículos aprendidos, cadastros e digitalização de recursos de infração.

“Estamos sempre abertos para atender a população”, frisou Pizzetti. O setor de trânsito já realizou a troca de 523 placas de sinalização vertical, implementou 14 mil metros quadrados de sinalização horizontal e confeccionados 34 lombadas e faixas elevadas de pedestres.

“Muitos bairros precisam de sinalização viária, a intenção é demarcar principalmente em frente às escolas e postos de saúde”, informou o responsável. Willian Pizzetti acrescentou que um estudo técnico de fluxo de trânsito para as escolas está sendo realizado. “Assim podemos melhorar o fluxo e garantir mais segurança a todos”.

Em relação aos agentes de trânsito, segundo Pizzetti, foi adotada a linha de orientação em primeiro lugar e depois a fiscalização em casos que não possui solução. Os agentes de trânsito também estão desenvolvendo ações conjuntas com a Polícia Militar para agilizar o atendimento de acidentes de trânsito sem vítima. Para otimizar os serviços, o departamento está analisando uma proposta da Polícia Militar para os agentes de trânsito lavrarem o boletim de ocorrência, quando os acidentes forem sem vítimas.

“Muitas vezes uma viatura fica mobilizada fazendo um boletim de ocorrência, enquanto isso tá acontecendo um roubo e às vezes não tem efetivo para atender toda essa demanda, com isso a polícia poderá ampliar suas ações”, explicou Pizzetti. A área de educação também recebe atenção do setor com a realização de palestras nas escolas, semana do trânsito e maio amarelo.