Coordenadora da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Içara terá a educadora física Luciana Carraro como representantes de Santa Catarina

Içara

Entre os dias 13 e 15 de outubro, na cidade de Vitória-ES, aconteceu o 18º Seminário Nacional de Prevenção ao HIV. A coordenadora da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas de Içara, Mara Scremin, e a educadora física, Luciana Carraro, (as duas na foto) foram as únicas representantes de Santa Catarina. O evento foi organizado pela Pastoral de DST/Aids da CNBB.

Mara foi eleita interinamente como coordenadora da Pastoral Regional Sul 4, se tornando responsável por Santa Catarina. “O Seminário Nacional foi uma experiência única, de muito aprendizado e espiritualidade. Além disso, fiquei surpresa ao ser eleita, pela assembleia Nacional da Aids, como coordenadora interina. Representar nosso Estado é um compromisso e um grande desafio”, revelou a coordenadora da subsecretaria de Içara.

Com o tema Tecendo as Relações para Fortalecer a Rede o encontro reuniu lideranças da Pastoral da Aids de 20 Estados brasileiros, entre coordenadores regionais e agentes de pastoral, que junto com a Secretaria Nacional, composta pelo Bispo Referencial, Assessor Eclesiástico e Secretário nacional, estão construindo um novo Plano Pastoral para o triênio de 2023-2026.

O seminário teve, ainda, o objetivo de promover a qualificação dos agentes da Pastoral da Aids, discutir metodologias, estratégias de prevenção, aprofundar as tendências da epidemia, novas tecnologias e inovações no campo teórico e epidemiológico.

A Pastoral de DST/Aids da CNBB é uma instituição que desenvolve, ao longo de sua história, por meio de agentes voluntários, ações de prevenção, por meio do esclarecimento acerca da epidemia, diálogo sobre os tabus que a doença envolve, bem como incentivo ao diagnóstico precoce das IST. Ao mesmo tempo, atua no acompanhamento de pessoas que vivem com HIV/Aids e seus familiares através dos Centros de Convivência e Casas de Apoio, em suas diversas vulnerabilidades, incluindo ações contra o preconceito e a discriminação.