Economia em Alerta

Não é apenas a saúde pública que vive dias de agonia. O setor econômico também está em alerta. Com o aumento no número de casos confirmados de Covid-19 e o retorno da região a bandeira vermelha no mapa de risco de combate ao coronavírus, aumenta o temor de um fechamento das atividades econômicas. “Isso ninguém quer. É preciso que a gente controle essa situação o mais rápido possível para que não se tenha o risco de um novo fechamento”, disse o presidente da Acic, Moacir Dagostin, durante entrevista à Massa FM. Temor na indústria e, claro, no comércio. “Claro que acompanhamos tudo com muita preocupação, mas o setor não cogita a possibilidade de qualquer fechamento. Não podemos ser penalizados. O comércio tem tomado todo o cuidado necessário”, avalia o presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes. Fato é que, qualquer interrupção do fluxo econômico neste momento irá configurar uma verdadeira tragédia para a nossa já combalida econômica. Evitar isso é também responsabilidade sua.

Tudo mantido

Apesar da pandemia de coronavírus, o processo seletivo para contratação de ACTS que está programado para a Unesc será mantido. Conversei com a secretária de Educação de Criciúma, Cristiane Uliana Freta, e ela explicou que os candidatos terão toda a segurança sanitária necessária para realizar as provas.

Fundo do poço

Diretor do Hospital São Donato tem acompanhando com extrema preocupação o aumento no número de casos de coronavírus na região. “O São Donato não tem mais vagas. Leitos de UTI e os leitos clínicos estão tomados. Faltou responsabilidade e agora, infelizmente vamos pagar com vidas. Estamos no fundo do Poço”, lamentou. Júlio também está com suspeita de Covid-19 e neste momento aguarda resultado em isolamento domiciliar.

Pode voltar

Esta sexta pode marcar a volta de Carlos Moisés ao comando do Governo do Estado. Para efetivamente perder o mandato, ele precisa de 7 dos 10 votos no Tribunal Especial. O que significa que algum membro que votou favorável a ele, na sessão do seu afastamento, precisa mudar de opinião. O julgamento desta sexta-feira vai analisar se Moisés cometeu crime de responsabilidade ao reajustar o salário dos procuradores do Estado.

Belo gesto

Associação Amigas do Peito de Içara não vai ter o seu tradicional calendário. Por conta da pandemia, as modelos não se reuniram para as fotos. Para substituir o calendário, um livro foi lançado relatando as experiências de quem lutou e ainda luta contra o câncer de mama. “Com a venda do livro vamos arrecadando recursos para que a instituição continue fazendo seu papel”, explica Iede Cardoso, presidente da entidade. O livro pode ser encontrado na Livraria Otomar, na Livraria Matesc, no Foto Axé e com as integrantes do grupo. O Custo é de R$ 20.

Responsabilidade

Presidente da Acic, Moacir Dagostin, justificou na Massa FM a decisão de suspender a palestra do vice-presidente Hamilton Mourão em Criciúma. Evento estava programado para ontem. “Foi uma questão de responsabilidade. Com os casos crescendo nesse ritmo não poderíamos promover aglomerações. Agora vamos ter que reagendar”, explica.

Auxílio

Secretário do Tesouro Nacional Bruno Funchal disse ontem no Senado, em sessão virtual, que se houver necessidade de prorrogação de auxílio emergencial, ele terá que ser reduzido. “Eu considero uma insensatez suspender o auxílio neste momento. O Brasil foi eficiente, mas não pode parar repentinamente”, disse o senador Esperidião Amin.

Luto

Prefeito de Morro da Fumaça Noi Coral decretou luto oficial de três dias pela morte do presidente da Cermoful. Ricardo Bitencourt estava internado no Hospital da Unimed para tratamento da Covid-19 e não resistiu.

Subindo

IBGE divulgou ontem mais uma parcial sobre o IPCA, que mede a variação de preços ao consumidor. Em outubro a alta foi a maior desde 2015. Na prática o IPCA do Ano está acumulado em 1,53%. Mas se você olhar apenas o custo da alimentação, a variação é bem diferente. A alta acumulada de janeiro a outubro é de quase 9%. Carne, arroz, óleo de soja, batata e tomate estão entre os itens que mais subiram.