Poucos dias após o incêndio que atingiu, no início de dezembro, o pavilhão utilizado pela Associação Por Um Amanhã Melhor, de Içara, os catadores de resíduos sólidos voltaram ao trabalho. Mesmo sem as condições adequadas, pois a fiação elétrica foi totalmente comprometida, além de o material acumulado ter sido perdido, eles retomaram as atividades.

Passados quase três meses e com o apoio da Administração Municipal, que já deixou o local em condições de ser utilizado plenamente para a separação do que é recolhido na coleta seletiva e no programa Reciclou, Levou, as 12 famílias, no total de 17 pessoas, associadas à cooperativa trabalham normalmente.

De acordo com o então superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ivan Réus, foram feitas melhorias na estrutura interna e toda a parte de fiação. “Também está prevista a construção de uma vidreira para receber os vidros recolhidos na coleta seletiva e na troca de lixo por crédito na Feira da Agricultura Familiar pelo projeto Recicla Içara”, explica.

Para viabilizar as melhorias, houve alguns contatos com a intenção de estabelecer parcerias. “Já a estrutura do prédio não precisou de reparos e nem o maquinário, uma vez que não foram danificados pelas chamas”, afirma Réus.

Reciclou, Levou

O programa Reciclou, Levou também foi realizado, de maneira itinerante, nas comunidades de Esplanada e Campo Mãe Luzia e deve ser ampliado para outros bairros, em forma de núcleos.

“Com o posto de recebimento em um bairro para que os moradores de localidades próximas também possam participar. Em poucos dias devemos ter o cronograma finalizado”, estima.

Na região central, a troca de recicláveis por vale-compras na Feira da Agricultura Familiar segue às sextas-feiras no espaço do terminal rodoviário de ônibus.

Ecoponto

Sobre o Ecoponto, projeto desenvolvido pela Fundai e que servirá para o descarte correto de pneus e móveis sem serventia, além de ter um caráter solidário, Ivan Réus lembra que a proposta ainda não saiu do papel.

“Mas segue em amadurecimento, pois vai contribuir significativamente com os cuidados e preservação do meio ambiente, além de se uma espécie de ‘banco de móveis usados’, em bom estado, que serão doados a pessoas carentes”, aponta.


Ivan Réus vai se dedicar a projetos pessoais

Até então desenvolvidos sob a coordenação de Ivan Réus, esses projetos serão assumidos agora pela nova direção da Fundai, já que o superintendente pediu seu desligamento da pasta, depois de quase nove meses à frente da instituição. A intenção é se dedicar a projetos pessoais.

“Por acreditar que se possa fazer sempre mais buscando o bem comum da cidade, volto meus esforços para a formação acadêmica em Doutoramento em Sociologia Política, que se seguirá nos próximos meses”, afirmou em nota distribuída à imprensa.

“Com a espetacular experiência vivenciada à frente do Executivo municipal busco novos conhecimentos para que num futuro próximo possa retornar a minha cidade e contribuir ainda mais para o seu desenvolvimento, sempre calcado no bem-estar das pessoas e de todos os seres, aliando o crescimento econômico com a sustentabilidade para vivermos dias melhores”, finaliza.

Réus estava na Fundai desde junho do ano passado e foi o responsável por implantar no município o projeto Reciclou, Levou. Sob seu comando, também houve a reestruturação e ampliação da coleta seletiva (Recicla Içara); ampliação dos serviços prestados pelo Centro de Castração; ampliação dos programas de educação ambientalnas escolas; reestruturação do Centro de Triagem.

Houve ainda a reestruturação do Horto Municipal, com a criação de trilhas ecológicas, aumento do plantio de árvores nativas para doação, novos canteiros e estufas para a produção de mudas, diminuição do consumo de água através do aproveitamento dos cursos d’água existentes, construção da sede campestre do Grupo de Escoteiros Djalma Escaravaco; efetivação da parceria com empresas para a colocação de contêineres de lixo na área central; distribuição debituqueiras para a alocação correta de bitucas de cigarro; entre outras ações.