Cores, sabores e texturas

Chef PV Show mostra alguns pratos da culinária chinesa, que as vezes são estranhos, mas deliciosos

Se pudesse definir com uma palavra, diria que a culinária da China é exótica. O país abriga uma infinidade de receitas tradicionais, que vão desde os conhecidos yakissoba, frango xadrez, rolinho primavera, até iguarias diferenciadas como o gafanhoto, barbatana de tubarão, carne de cachorro, entre outras.

A China é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo. Tem aproximadamente 1,38 bilhões de habitantes, quase um quinto da população mundial. E isso interfere diretamente na questão alimentar. É preciso usar “de tudo”.

Estima-se que a culinária chinesa possua mais de cinco mil anos de história. A ideia é tentar equilibrar aromas, sabores, temperaturas, cores, texturas e consistências dos alimentos. Existe também a cultura dos elementos, mas aí vamos dar uma viajada muito longa. Que tal irmos então, para as nomenclaturas e as descrições dos pratos.

Zong Zi: Prato tradicional cujo principal ingrediente é o arroz. O arroz é cozido envolto em folhas de cana, temperado com molho de soja, óleo de pimenta, gengibre e óleo de amendoim.

Yakissoba: Um dos pratos chineses mais conhecidos no mundo, o yakissoba é a refeição preparada a partir do macarrão de sobá, acrescido de legumes, verduras e carnes. Por ser muito difundido em outros países, acabou ganhando algumas variações.

Pato de Pequim: Receita tradicional servida aos imperadores da Dinastia Ming. O pato é fervido e assado em forno especial, cuidadosamente fatiado e servido com crepes finos e molho agridoce.

Camarão à moda de Xangai: Receita popular, feita com camarões cinza, tempero de amido de milho, pimenta do reino e sal. O camarão é descascado, frito, escorrido e refogado em fogo alto com saquê.

Mapo Tofu: Prato feito com tofu, molho avermelhado com carne moída, brotos de alho e óleo de pimenta.

Frango Xadrez: Prato muito conhecido no mundo ocidental. Na receita, o frango é frito no óleo e refogado com cubos de cebola, pimentão, salsão e gengibre ao molho de soja.

Estes são apenas alguns pratos de uma culinária criativa e convidativa. Se você conhece algum prato chinês que não mostramos aqui, escreva para pvdalpont@gmail.com e nos conte.