Hospitais registram aumento no número de internações

17

Pelo boletim epidemiológico divulgado ontem (10), mais de 80 pessoas estavam no em tratamento hospitalar

Criciúma

Somente nas últimas 24 horas, os hospitais de Criciúma registraram 15 novas internações hospitalares. Estes números vêm crescendo todos os dias, desde o começo do mês de novembro. Das 82 pessoas internadas, 26 estão em recuperação nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), sendo dez de moradores de Criciúma e 16 de outros municípios da região. Criciúma alcançou ontem 533 casos ativos, aumento de 24 casos nas últimas 24 horas.

O secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, vem alertando a população para que não abandonem as recomendações sanitárias, principalmente sobre o distanciamento social, para que as pessoas evitem os locais públicos e as aglomerações. Ele recomenda para que as famílias, ao irem aos supermercados fazer as compras, evitem ir em mais de uma pessoa. “Também é fundamental o uso de máscaras para a proteção individual e das outras pessoas”, alerta o secretário.

O boletim apontou que Criciúma já chegou a 8.493 casos confirmados do novo coronavírus, com 7.847 pessoas já recuperadas da doença. As equipes de saúde ainda acompanham 467 casos suspeitos. Até o momento foram realizadas no município 38.545 coletas, com 29.585 testes descartados.

Pela região

Em Cocal do Sul, foi registrado ontem mais seis novos confirmados por Covid-19. Segundo a vigilância epidemiológica, dos seis novos confirmados, dois já apresentaram resposta imunológica e já são considerados curados, chegando a 594 casos confirmados. Os que testaram positivos ontem foram dois homens (29 e 75) e quatro mulheres (23, 32, 33 e 39). O município está com 13 pacientes em tratamento hospitalar, com dois internados em UTI. Cocal do Sul já registrou 18 óbitos.

Balneário Rincão chegou a zerar o número de casos no fim do mês de outubro, mas pelo boletim epidemiológico divulgado ontem (10), o município estava com oito casos ativos, com uma pessoa em acompanhamento hospitalar. Balneário Rincão já soma 604 casos confirmados do novo coronavírus, com 585 pacientes já curados.

Em Içara, o número de internações também tem aumentado nos últimos dias no Hospital São Donato. Ontem, a instituição estava com 11 leitos ocupados por pacientes com a Covid-19, com quatro em recuperação na UTI. Içara já atingiu 1.768 casos confirmados do novo coronavírus. O município já contabiliza 11 mortes pela doença.

Em Maracajá, ontem, três pessoas testaram positivo para a Covid-19, segundo o boletim epidemiológico. O diagnóstico veio com a divulgação de resultados de exames emitidos pelos Lacen e com um exame realizado em laboratório particular.

Ainda ontem outras seis coletas de material para análise foram encaminhadas ao Lacen, totalizando 13 exames aguardando por resultados. Duas curas foram registradas e um teste rápido, com diagnóstico negativo, foi realizado.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, um total de 203 moradores de Maracajá foram contaminados e contraíram a Covid-19. Além dos “ativos” outras 36 pessoas são monitoradas por terem tido algum tipo de contato com os contaminados.

A Vigilância Epidemiológica informa que a contaminação pelo novo coronavírus pode voltar a subir caso não seja seguido as orientações de prevenção. Manter o distanciamento social e as regras de higiene das mãos são a melhor forma de evitar o contágio.