FME de Içara conquista duas medalhas no Sul-Americano de Karatê

9

Município também faturou diversas premiações na primeira etapa do Campeonato Catarinense Escolar da modalidade

Içara

No último fim de semana, em São Paulo, o karatê da Fundação Municipal de Esportes (FME) Içara teve outro grande momento na disputa do Campeonato Sul-Americano. A Associação Team Everaldo/FME/Librelato/Unesc conquistou duas medalhas com a atleta Sabrina Pereira. A içarense ficou com a prata na categoria individual até 61 quilos e com o ouro na categoria por equipes.

Sabrina, agora, se prepara para disputar o Pan-Americano da modalidade. Os jogos acontecerão na Costa Rica, na segunda quinzena do mês. Atual número um do Brasil, ela vive a expectativa para conseguir a classificação para o Mundial, agendado para outubro, na Hungria.

“O saldo foi muito positivo. Sempre que temos uma atleta nos representando na Seleção Brasileira, temos um grande respaldo para fortalecermos ainda mais o esporte em Içara. Quando ela retornar, trazendo essa experiência internacional para ser compartilhada, nossos alunos irão progredir ainda mais”, comenta o técnico Everaldo Pereira.

67 atletas içarenses no Estadual Escolar

No sábado, dia 29, aconteceu a primeira etapa do Campeonato Catarinense Escolar de Karatê, em Braço do Norte. A FME de Içara teve uma participação histórica na competição, com 67 atletas inscritos nas mais diversas modalidades. O município faturou o primeiro lugar geral e irá receber a segunda etapa no final deste mês.

“Fomos a equipe que mais levou atletas e a que mais obteve medalhas. Como vamos sediar a segunda etapa no dia 27 de maio, já entramos com força total desde o início. O objetivo é conseguir a classificação para o Campeonato Brasileiro Escolar, no fim de 2023”, declara Pereira.

Segundo o treinador, 90% dos jovens de até 17 anos inscritos no Estadual são oriundos projeto social Karatecas do Futuro, do Governo Municipal. Atualmente, a iniciativa oferece aulas gratuitas de karatê a mais de 600 crianças e adolescentes içarenses, em 26 unidades espalhadas pela cidade.

“É a consolidação de um novo trabalho, que já começa a render frutos. Além de irmos bem a nível brasileiro e sul-americano, estamos nos renovando com a chegada desses jovens que estão cheios de vontade de trilharem um caminho de sucesso no esporte. Içara tem tudo para se manter como uma referência da modalidade pelos próximos anos”, destaca Paulo César Crecencio, diretor superintendente da FME de Içara.