Esposa também foi liberada, mas ambos têm restrições determinadas pelo juiz da comarca

Içara

O presidente afastado da Cooperaliança de Içara, Reginaldo de Jesus, e sua esposa, Angela de Jesus, tiveram a prisão preventiva revogada no fim da tarde de sexta-feira (19). Eles estavam detidos desde a terça-feira (16) durante a operação Iluminados, conduzida pela Polícia Civil de Içara. O juiz impôs restrição cautelar de acesso de Reginaldo às dependências da Cooperaliança pelos próximos 30 dias, conforme pedido da Polícia Civil.

O advogado de defesa, Ramirez Zomer, informou que a próxima etapa será analisar os próximos passos, incluindo a possibilidade de reverter o afastamento da sede da cooperativa. “Nossa estratégia passa a ser definida a partir de agora”, ressalta.

Reginaldo de Jesus estava detido na Penitenciária Regional de Criciúma, enquanto sua esposa estava na unidade feminina.

As investigações tiveram início em 2022 e os policiais estão apurando os crimes de peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, sonegação fiscal e falsidade ideológica. Durante a operação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma revenda de carros em Içara. Outras duas pessoas foram presas, mas no mesmo dia liberadas.

O vice-presidente da Cooperaliança  Paulo da Silva, assumiu interinamente o comando da cooperativa.