Dos 11 mil eleitores do município, apenas 3,7 mil estão com o título atualizado

O Balneário Rincão tem 11.015 eleitores. E destes, apenas 3.787, ou seja, somente 34,4%, fizeram a revisão do eleitorado. E isso tem preocupado o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

O cadastramento, que ocorre em 122 municípios de Santa Catarina, cinco deles do Sul do Estado, tem por objetivo para comprovar o domicílio eleitoral e coleta de impressões digitais e fotografia. E para facilitar a vida dos rinconenses, foi instalado um posto de atendimento na Av. Leoberto Leal, próximo ao Posto Tunoko, com uma capacidade de atender até 120 pessoas por dia. Mas não passa de 30 o número de atendimentos.

O prazo ainda é longo. O cadastramento será realizado até o dia 8 de novembro. Mas a preocupação do TRE-SC se dá justamente pelo baixo índice de comparecimento até então, tanto no Cartório da 79ª Zona Eleitoral, em Içara, ou no posto de atendimento.

“O posto de atendimento foi colocado com o proposto de facilitar a vida do eleitor, para não precisar se locomover do Balneário Rincão até Içara. E é temporário. Mas pelo que percebemos, não caiu a ficha ainda. O pessoal não entendeu que se passar do prazo, o título é cancelado. É possível fazer a regularização? Sim, é possível, mas vai ter que ir até Içara no Cartório Eleitoral e vai gastar muito mais tempo do que se realizasse o cadastramento”, explicou o chefe de cartório Marcos Antônio da Silva Moraes.

O procedimento consiste de uma atualização do cadastro eleitoral. Os eleitores devem comparecer munidos de documento de identidade e comprovante de vínculo com o município – faturas de serviços tais como, água, telefone, energia, internet, entre outros, em seu nome ou em nome de familiar até o 3º grau, contrato de aluguel ou de compra e venda, contrato de trabalho assinado por empresa sediada no município, atestado de frequência fornecido por instituição de ensino sediada no município.

“Depois é feita a coleta biométrica, que é composta da assinatura na prancheta e a coleta das digitais e a fotografia. O processo todo dura em média 10 minutos”, explica Marcos. E ele completa que no Rincão, não há filas. “Nenhuma. Montamos toda a estrutura. Tem seis pessoas atendendo. Uma fazendo uma triagem e outras cinco atendendo. Temos mais pessoas para atender que eleitor procurando. Pode atender 120 por dia e está atendendo 30”, completa o chefe de cartório.

O problema, segundo Marcos, é que caso sejam muitos os eleitores que ainda não realizarem o cadastro próximo ao fim do prazo, a demanda não será suprida. “Não adianta no último dia ir 400 pessoas, sendo que a capacidade de atendimento é de 120. Se continuar desta forma, vai ter momentos que vai ter eleitores que não vão conseguir fazer, porque isso não é prorrogado”, explica.

Isenção de multas das eleições

Os eleitores que tem multas pendentes por não comparecimento nas eleições serão beneficiados com a isenção dos pagamentos. “Observamos que muitos são moradores que já estão instaladas no Rincão, mas que são de outros municípios e não votaram nas suas cidades de origem. No próprio Rincão, algumas pessoas deixam de votar e não pagam as multas, muitas vezes, porque esses R$ 15, R$ 20 podem fazer diferença”, conta.

“Se não aproveita a oportunidade de fazer no Rincão, não precisando pagar a multa e perder o prazo, depois vai ter que deslocar até Içara, já que o posto de atendimento fecha no dia 8 de novembro, e ainda vai ter que se deslocar até o Banco do Brasil para fazer o pagamento desta multa”, completa o chefe de cartório.

Endereço do posto de atendimento

Av. Leoberto Leal, s/n, centro, próximo ao Posto Tunoko

Balneário Rincão/SC

Horário de atendimento: das 12h às 18h

Endereço do Cartório Eleitoral

Rua Vitória, 201, Centro, próximo ao Supermercados Abimar

Içara/SC

Horário de atendimento: das 12h às 19h

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3432-3174