Coroação

As meninas do caratê de Içara foram recebidas ontem no Paço Municipal com festa. Saíram em seguida em carreata, levadas pelo Carro do Corpo de Bombeiros. Foi o momento da coroação de um belíssimo trabalho que foi consagrado com a medalha de bronze nos jogos Panamericanos de Lima. Elas ainda estão na briga, principalmente as irmãs Pereira, por uma vaga nos Jogos Olímpicos do Japão. É algo sem dúvida para se orgulhar. Entre os milhares que entram todos os dias em tatames pelo Brasil, são poucos os que tem a chance e o talento de ir a um Pan e são menos ainda aqueles que garantem uma medalha. O feito se torna ainda mais impressionante quando você olha para Içara. Uma cidade pequena frente a outras potências do esporte no país. O feito fica ainda maior se você lembrar que a cidade não tem programa de esporte por rendimento. Esse projeto é um projeto social. São três medalhas de bronze para a cidade se orgulhar. Três medalhas de bronze para a cidade entender que a pauta do município é positiva, que o momento da cidade, mesmo frente a um país em frangalhos, é fora do comum.

Balcão Cidadão

Desde que assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Içara, Rodrigues Mendes vinha manifestando o desejo de criar uma programa para facilitar a vida do cidadão. Ontem esse desejo saiu oficialmente do papel. “O Balcão Cidadão é um espaço onde o cidadão contará com todo o suporte necessário para imprimir a segunda via de uma fatura mais simples ou xerox de alguma documentação. É uma forma de auxiliar as pessoas que estão no centro do município e encontram dificuldades com esse tipo de serviços”, explicou o presidente do Legislativo Rodrigues Mendes, o Sapinho. O atendimento será realizado por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19h30. A Câmara Municipal fica localizada na Rua Henrique Lage, 155, centro.

Legado 

Ramiro Cardoso entregou ontem o comando da Associação Empresarial de Içara. Entidade passa agora a ser gerida pela empresária Adriana Oliveira. É a primeira vez que uma mulher assume essa função. Ontem pela manhã, na Difusora, eu conversei com Ramiro Cardoso e ele falou do legado deixado para a entidade. “Acho que deixamos um legado importante qualificando nosso empresariado e permitindo uma evolução do nosso setor. Um trabalho que tenho certeza vai ter continuidade com a nova gestão”, argumenta.

Especial

Senador Esperidião Amin defendeu ontem no Senado a criação de uma norma específica para garantir aos mineiros de subsolo o direito a aposentadoria especial. “Nosso trabalho é de casa revisora e temos que evitar que se perpetre uma injustiça que é o que pode ocorrer em um caso como este. Há contradições e por isso precisamos deixar essa e condição de insalubridade clara”, argumentou o senador, que tratou desta pauta com os sindicatos dos mineiros da região.

Definida 

Nova CPI da Criciumaprev teve sua composição definida em reunião na Câmara de Vereadores de Criciúma. A presidência vai ficar a cargo do vereador Júlio Colombo, que apresentou a proposta de criação da Comissão. O vereador Toninho da Imbralit será o Secretário e o Pastor Jair Alexandre será o relator. “A primeira reunião será na próxima semana e vai servir para encaminhar a contratação de uma empresa que irá fazer toda a auditoria do instituto desde sua fundação”, explica o vereador Júlio Colombo.

Sem reeleição 

Uma emenda à lei orgânica de Forquilhinha, aprovada em segunda votação na noite desta segunda-feira, põe um fim a possibilidade de reeleição na Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da cidade. “A partir do próximo mandato a mesa diretora não pode ser reeleita na mesma função”, argumenta Célio Elias (PT), autor da proposta.

Dados positivos

CDL de Içara fechou, em reunião nesta segunda-feira, os dados sobre o movimento do Dia dos Pais na cidade. Segundo o presidente da CDL, Alexandre Fernandes, o saldo foi positivo. “Tivemos um crescimento de 5% em comparação com o Dia dos Pais do ano passado. Nossa aposta é que essa linha de crescimento se mantenha até o final do ano e que aos poucos possamos começar a sair deste cenário de crise”, ressalta. Para Fernandes, o Dia das Crianças deve ter um movimento ainda melhor. “Essa é a aposta”.

Radar

Presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar ontem, durante passagem por Pelotas, no Rio Grande do Sul, que vai retirar de circulação todos os radares móveis do Brasil. “Vamos acabar com a indústria da multa”. Bolsonaro reafirmou algumas mudanças das propostas no Código Brasileiro de Trânsito como aumentar a validade da Carteira Nacional de Habilitação de 5 para 10 anos. O presidente disse ainda que o atestado de saúde para renovação da CNH não vai precisar mais ser emitido somente por clínicas credenciadas, podendo ser feito por qualquer médico.