Saindo

Presidente do PSL de Criciúma e coordenador regional do partido, Júlio Lopes está fora do PSL. Pai do deputado estadual Jessé Lopes, ele encaminhou nessa quinta o seu pedido de desfiliação da legenda. Questionado, Lopes resumiu sua decisão a um novo projeto que estaria preparando. Aos correligionários ele encaminhou uma nota. “Reitero minha gratidão por toda consideração e carinho a mim dispensados neste breve tempo de caminhada no PSL. Solicitei minha desfiliação do partido por entender que, mesmo com pouco tempo na sigla, chegou o momento de me retirar. Na minha incansável busca pela verdade, sempre priorizei os verdadeiros valores tradicionais. Aos conservadores como eu, sigo à disposição para ajudar no que for necessário. Retiro-me do partido, não da política. Como disse certa feita o saudoso udenista Carlos Lacerda, ‘O futuro não é o que tememos, é o que ousamos’.  Deus abençoe a cada um dos amigos”.

As mudanças

Prefeito Murialdo Gastaldon comentou na Difusora, na manhã dessa quinta-feira, as mudanças em três pastas de seu governo. Eduardo Simão Silva na FME, Geraldo Baldissera nos Serviços Urbanos, e Luciano Cardoso na Fundai. “Não chega a ser uma reforma. São mudanças pontuais, previstas e que ajudam a manter o ritmo do governo”, avaliou Murialdo. O prefeito também falou sobre as críticas registradas na Câmara sobre a manutenção das pavimentações. “Claro que há mais necessidade de recuperar as ruas, claro que existem mais buracos em pavimentações. Claro que esse trabalho precisa ser mais ágil e é nesse sentido que estamos trabalhando, mas é preciso também entender que essa demanda aumentou em função das obras feitas”, ressalta.

Preocupação

Prefeito Murialdo Gastaldon voltou a demonstrar sua preocupação com o futuro do programa Mais Médicos. Nesta semana, três dos profissionais que atendiam em Içara resolveram abandonar o programa. “Vamos levar esse caso para uma reunião que temos na próxima quinta-feira com o secretário de Saúde. O Governo Federal informa que não há previsão para convocação de novos médicos e teremos que fazer uma manobra para evitar que a população seja penalizada”.

Banco de material

Vereadora Edna Benedet apresentou nesta semana, durante sessão do Legislativo de Içara, a proposta de criação de um Banco Solidário de Material de Construção. “A ideia é que as pessoas usem aquela sobra de material de construção de uma obra, uma reforma para doarem ao município. Esse material seria cadastrado e repassado a famílias de baixa renda que precisam fazer uma reforma, uma construção e não têm como comprar esse material”, explica. Tão logo ouvi a vereadora, fui informado de que o vereador Toninho de Mello também já apresentara projeto neste sentido. Mais que discutir o pai da criança, prefiro enaltecer que a iniciativa é positiva. Vai ajudar quem precisa e evitar que sobras sejam jogadas em qualquer canto.

Desemprego

O IBGE confirmou esta semana o crescimento no número de desempregados no país. Depois de dois meses de redução, o índice de desemprego voltou a subir. São quase 13 milhões de brasileiros desempregados. O dado não leva em conta aqueles que desistiram de procurar emprego, chamados de desalentados, e os que vivem de bicos.

Intransitável

Os pedidos feitos pelo prefeito e pelos integrantes do PSL de Morro da Fumaça continuam ignorados. A SC-443 segue tomada por buracos no trecho que corta Morro da Fumaça. Na região do bairro Vila Rica, em Criciúma, há uma cratera gigante. Para passar por ali o motorista é obrigado a invadir a pista contrária. Talvez estejam esperando um acidente para aí sim tomar uma posição.

Flexibilizar

Deputados governistas já estariam articulando na Câmara dos Deputados a flexibilização da reforma da Previdência. Informação que vai na linha do que disse na semana passada a deputada Geovania de Sá Rodrigues. “Da forma como está, a proposta não será aprovada”.

Caindo

Assessor do deputado Felipe Estevão (PSL) deve ser exonerado. Decisão do deputado está motivada em um áudio que vazou nos grupo de WhatsApp. Nele o assessor reclama do salário de R$ 17 mil para atuar na Alesc. Segundo ele, não é fácil viver com um salário desses.

Preocupação

Deputado Rodrigo Minoto disse nessa quinta-feira na Difusora que está preocupado com as constantes declarações do governador Carlos Moisés. Sempre que possível ele reforça a crise do Estado e lembra que terá dificuldades para pagar os salários. “Isso gera muita dúvida, porque até o final do ano não havia essa manifestação e vale lembrar que o secretário é o mesmo. A Assembleia está à disposição para ajudar”, argumenta.