Objetivo é alertar motoristas para os riscos de usar o celular ao dirigir

Criciúma

A Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma promove uma campanha inusitada, visando a conscientização dos motoristas. Para marcar a Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro, o órgão municipal posicionou carros destruídos próximos às vias de tráfego intenso. Em frente a eles foram colocados logos de redes sociais, em alusão a acidentes causados pelo uso do celular ao volante.

“O objetivo da iniciativa é chamar a atenção da população para o grande número de infrações por uso do telefone, e também diminuir o número de vítimas destes acidentes”, contou o gerente de educação em trânsito da DTT, Remerson Luiz Vicência. No local, um banner representa motoristas, motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres, acompanhados da frase “Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito!”. Segundo Vicência, a ideia surgiu em parceria com uma empresa de proteção veicular, que entrou em contato com a DTT, e foi prontamente apoiada pela prefeitura e pela Polícia Militar.

O gerente informou também que os carros foram cedidos por duas empresas parceiras, do ramo de autopeças. Eles foram distribuídos em quatro pontos da cidade, sendo dois no centro, localizados na Praça Maria Silva Rodrigues, em frente ao Terminal Central, e na Praça Nereu Ramos. Na região da Próspera, a campanha está na rótula de acesso ao bairro Nossa Senhora da Salete, e no Pinheirinho o veículo foi colocado na rótula entre a Unesc e o Cedup.

Ações da PM na Semana Nacional de Trânsito

Neste período entre 18 e 25 de setembro, a Polícia Militar de Santa Catarina, por intermédio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), está realizando ações de caráter educativo e também preventivo em todo o estado. A iniciativa acontece de forma simultânea no Brasil inteiro e tem o objetivo de conscientizar os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

“Nossa intenção é conscientizar o maior número de pessoas possível. Sabemos que a maioria dos acidentes de trânsito envolve questões relacionadas ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante e ultrapassagens indevidas. Muitas situações lamentáveis poderiam ser evitadas, com ações básicas e consciência”, aponta o comandante da PMRv, coronel Marcelo Egídio Costa.

Várias ações educativas serão reforçadas pelas redes sociais, devido à pandemia, mas, mesmo assim, as ações nas rodovias estaduais serão intensificadas. A Semana Nacional de Trânsito deste ano traz o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.