A Páscoa está chegando e este é, com certeza, um período de reflexão e transformação, um tempo de abstinência, oração e caridade. Mas para muitas pessoas é também o momento de conquistar espaço no mercado, de buscar maneiras e usar a criatividade para incrementar a renda mensal. Nesse nicho, os ovos de colher ganham espaço, por em geral terem preços menores em relação aos industrializados, além de, feitos sob encomenda, apresentarem variações ao gosto do cliente.

Confeccionar artesanalmente ovos de chocolate foi a alternativa encontrada pela acadêmica da quarta fase de Farmácia da Unesc, Amanda Souza, que viu no produto a possibilidade de incrementar a renda neste período.

“Faço para a família, há algum tempo, bolos, tortas, doces, sobremesas, mas foi nesta Páscoa que decidi anunciar a venda. É um incremento à minha renda, pois estudo e trabalho durante o dia todo, muitas vezes passo madrugadas na cozinha, mas eu amo o que faço”, declara.

Amanda ressalta a pesquisa de preços para o ganho ser mais expressivo. “Para se tornar rentável e ter um bom retorno, é preciso pesquisar muito. Corri Criciúma e região por diferenças de R$ 0,50, pois isso muitas vezes faz bastante diferença no final”, assinala.

A universitária conta também que o retorno é muito gradativo. “E dá bastante trabalho. É chocolate pela casa toda, mas todo o esforço é recompensado. Às vezes chego em casa cansada e quando começo a fazer os ovos o cansaço some e só tem lugar para os doces e os laços”, comenta a estudante.

 

Ajuda

 

Contando com a ajuda de Tiago, o namorado, para as compras que vão do mercado às embalagens, Amanda revela que toda a produção é de sua responsabilidade e para dar conta dos pedidos adotou um sistema de encomendas.

“Como faço o serviço sozinha, trabalho com encomendas. Estabeleci uma média de ovos que eu conseguisse encaixar com a minha rotina para entregá-los até a Páscoa. Além de fabricar, também entregamos, mas durante a semana sempre atendo alguém com vontade de comer ovo antes da Páscoa”, revela.

Amanda informa que vai aceitar encomendas até o dia 17 de abril. “Nos dias 19 e 20, vamos fazer as entregas. Pretendo seguir certinho o cronograma, pois também vou preparar alguns chocolates que serão doados para crianças carentes em bairros da cidade. Também vamos fazer doação de roupas que estamos arrecadando. Quem quiser contribuir pode entrar em contato pelo Instagram (@delicattodulce) ou pelo fone 9966-4030”, indica.

 

Aposta na combinação de sabores

 

Para os ovos de colher, Amanda Souza combina alguns sabores. A casca pode ser de chocolate branco, ao leite ou meio amargo. Já os recheios podem de ser de brigadeiro branco, de leite ninho, de morando, de Nutella ou tradicional, e ainda mousse de limão morango ou maracujá.

O recheio ainda pode ser complementado com morango, Nutella ou Óreo. E ainda não acabou, pois essas delícias podem ser cobertas com dois sabores escolhidos pelo cliente: brigadeiro com os mesmos sabores do recheio; confetes; granulado; Kit Kat; chocoball; lascas de chocolate, Óreo e morango.

Ela já trabalha produzindo doces durante o ano, mas revela que recebeu convites para fazer em grande quantidade para festas. “Estamos considerando vender para festas e eventos também”, revela.

 

Época também propícia a… panetones?

 

A Páscoa tem produtos tradicionais como os ovos de chocolate, mas a aposta também em itens já consagrados em outras épocas do ano. Mariana Alessio Cardoso, diretora da Biscoitos Bislau e da WendTone, marca que já está no mercado há sete anos, conta que o processo de oferecer os panetones também na Páscoa veio após algumas reuniões com a equipe e participações em feiras.

“Fomos percebendo que as pessoas tinham o interesse de adquirir estes produtos não somente no Natal, mas durante todo o ano. E constatamos que, inclusive, alguns supermercados o buscavam para revender todos os meses. Assim como alguns clientes nos procuram para buscar um produto para presentear seus colaboradores. Isso tudo nos levou a produzir panetones o ano todo”, explica.

A diretora da empresa ainda relata que existe o desejo de criar um produto específico para a Páscoa. “Temos essa vontade, porém ainda não conseguimos efetivar este sonho, mas é importante salientar que mesmo não tendo algo específico estamos atendendo os anseios de nossos consumidores fazendo o panetone, pois além de muito saboroso ele também remete à Páscoa por ter, também, o sabor de chocolate. Afinal, estamos atentos a todos os desejos dos nossos consumidores”, aponta a empresária.