Organizado

O MDB de Içara retoma, na próxima semana, a mobilização partidária de olho no processo eleitoral deste ano. Segundo Max Mello, presidente da sigla, o roteiro anunciado pelo partido no ano passado está mantido. Vereadora de primeiro mandato, Carla Souza é o nome do partido para disputar o governo da cidade. “Somos o partido que está mais adiantado nesse processo. Anunciamos nossa posição de ter a cabeça de chapa no ano passado. Também em 2023 anunciamos o nome da nossa candidata, que é a Carla, e esse roteiro se mantém”, adianta. Agora, com a retomada das reuniões, a meta é mobilizar a militância e reforçar a conversa com outras legendas e consolidar alianças para a disputa. “Estamos focados; na próxima semana já vamos começar as nossas reuniões. Vamos ouvir nossos filiados, ouvir a comunidade e formar um plano de governo para que Içara possa retomar o patamar que tinha anos atrás. Também vamos fortalecer a conversa com outras legendas para buscar uma aliança forte para a disputa de outro”, comenta Max Mello.

Reunião marcada

Parada desde o início do governo Jorginho Mello e ainda sem perspectiva de retomada, a obra de duplicação da SC 108 será pauta de uma audiência na próxima semana. A informação é do prefeito de Cocal do Sul Fernando de Fáveri (MDB). Segundo ele, o encontro foi articulado pelo deputado Jessé Lopes (PL). Na última semana, o prefeito se queixou da dificuldade para conversar com o governador e mostrou preocupação com a continuidade da obra, orçada em 222 milhões de reais.

Em Morro da Fumaça

O processo eleitoral de Morro da Fumaça pode ganhar um fato novo para 2024. O engenheiro Lucas Tezza, que já foi sondado em diversas oportunidades em eleições passadas em Morro da Fumaça, se colocou à disposição do Partido Liberal (PL) para ser candidato à majoritária nas eleições de 2024. Aos 35 anos, Tezza é um jovem que se destaca como liderança nos movimentos sociais em que participa e tem no currículo diversos serviços prestados à comunidade fumacense. Além disso, também possui grande envolvimento com o esporte, atuando como conselheiro do Criciúma Esporte Clube e cônsul do time em Morro da Fumaça.

Velho multado

O juiz Carlos Alberto Pereira de Castro, da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis, condenou o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, ao pagamento de R$ 85 milhões em multa por ter coagido os empregados a votar em Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018. Cabe recurso da decisão. A sentença foi proferida em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O órgão alegou que Hang realizou campanha política dentro de lojas da Havan com participação obrigatória dos empregados.

Vaga

A Câmara de Vereadores de Içara abriu prazo de inscrição para concurso público. O objetivo é preencher a vaga de Analista de Recursos Humanos e Almoxarifado. O prazo para se inscrever no certame segue até 28 de fevereiro e a prova está prevista para 4 de março. O salário é de 6.270 reais com carga horária de 20 horas semanais. Os detalhes do edital podem ser acessados no site da Câmara de Içara.

Emprego

Criciúma e Içara foram as duas cidades da Amrec que mais geraram vagas com carteira assinada em 2023. Os dados são do Caged e foram divulgados na terça-feira. Em Criciúma, o ano passado fechou com 1.991 novos empregos com carteira assinada. Já em Içara, de janeiro a dezembro, foram criadas 844 vagas. Na Região Carbonífera, o saldo positivo foi de 4.161 novos postos.

Obras

As obras de revitalização da camada asfáltica da Avenida Centenário devem ganhar um novo ritmo ao longo desta semana. A informação é do Secretário Tita Beloli. Em entrevista ao Microfone Aberto, ele explicou que a chuva da última semana atrasou a obra, mas ressaltou que as equipes do pátio de máquinas já estão colocando a nova camada asfáltica no trecho entre o Pinheirinho e o bairro Próspera. Na próxima semana, o trabalho deve iniciar, desta vez, no sentido contrário da avenida.

Previsão

A economia brasileira deve crescer 1,7% neste ano, segundo relatório divulgado na terça-feira (30) pelo FMI, o Fundo Monetário Internacional. Para 2025, o FMI prevê uma alta de 1,9% para o Brasil. A expansão de 2024 está abaixo da média da América Latina e do Caribe, que devem ter um resultado positivo de 1,9% neste ano. Só o México deve crescer 2,7%. Outros países emergentes também devem crescer mais que o Brasil neste ano, como Rússia, China, Índia e Arábia Saudita.

Mudanças

A ida da prefeita Dalvania Cardoso para o PL deve mexer na configuração do Legislativo. Nos bastidores, a informação é de que dois progressistas podem ir para o PL. Já o PSDB pode ficar sem vereadores. PSD e PL são os destinos prováveis. E pode ter mais mudança por aí.

Fora do processo

Cotado para disputar uma vaga no Legislativo de Içara neste ano, o ex-presidente da Câmara Rodrigues Mendes deve passar a vez. Ele deixou recentemente o PDT e está sem partido. Sapinho chegou a ser procurado por outras siglas, mas por ora vai apenas observar o processo.