Partido autointitula-se “o verdadeiro partido conservador do Brasil”

Brasília

O eleitor de Santa Catarina terá um novo número para poder votar nas próximas eleições. O Republicanos, número 10, filiou ontem (10) o governador de Santa Catarina, Carlos Moises, e já conta com ele nas urnas para a reeleição. Abonada pelo presidente nacional do partido, Marcos Pereira, e acompanhada pelo deputado estadual e líder da sigla em Santa Catarina, Sérgio Motta, o governador fez pose para a foto da filiação.

Moisés elegeu-se pelo PSL em 2018 na esteira da popularidade de Bolsonaro. Saiu de 1% na arrancada para uma vitória com mais de 70% dos votos no segundo turno. Já o mandato começou com problemas políticos ao se afastar do presidente e ainda se desfiliar do PSL. Também teve que fazer concessões e arrumações com outros partidos para evitar a cassação em dois processos de impeachment.

Nisto, se aproximou dos deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, principalmente da bancada do MDB, que cogitava até sua filiação nos emedebistas. Também se aproximou-se do PP e tem ainda o deputado sul catarinense José Milton Scheffer como seu líder na Alesc. Namorou ainda o Podemos e o Avante, mas o Republicanos acabou sendo a opção.

Segundo Sérgio Motta, ele convidou Moisés para filiar-se depois de um encontro em Tubarão, na final da Taça Brasil de Futsal. No ginásio, posaram juntos para fotos segurando camisas do Tubarão Futsal cujos números eram o 10, do Republicanos. Na mesma época do convite, Moisés empossou como secretário de Desenvolvimento Social do Estado o vereador Claudinei Marques, de Florianópolis. Claudinei é do Republicanos e pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Sérgio Motta, o presidente do Republicanos catarinense, é bispo da mesma igreja.

O vice Mourão

Nas redes sociais, o Republicanos identifica-se como “o verdadeiro partido conservador do Brasil” e anunciou que, em ato no próximo dia 16, estará filiando o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que deixou o PRTB. Assinou ficha no partido, também, o governador Wanderlei Barbosa, de Tocantins.