Ao todo, 10 propostas de startups foram montadas ao longo de 54h de atividades neste fim de semana
Içara
Do zero ao hero, mentes empreendedoras foram instigadas a se conectar neste fim de semana em Içara. Desde o estudo de problemas às soluções e validações para o desenho de produtos e serviços viáveis e inovadores por meio de startups, foram 54h de trocas de conhecimentos, muitas experiências e aprendizados no auditório do Paço Municipal. Ao todo, 10 equipes foram mobilizaram a cidade de 19 e 21 de setembro. E o destaque de 2025 ficou para Davi Duarte Dorschaidt, Giovana Alves de Oliveira, Jennifer Lyllyane Melara de Almeida, Gustavo da Silva Glaksi e Luiz Henrique Warmiling. Juntos, eles desenvolveram a solução Repara, vencedora da primeira edição do TSW Içara.
“Tínhamos uma visão clara da nossa ideia desde o começo, trabalhos conforme o cronograma e com a ajuda dos mentores deu tudo certo. O resultado foi ótimo, graças ao direcionamento deles criamos uma ideia viável de aplicativo para conectar prestadores de serviço simples (como pequenos reparos) com clientes potenciais. Propomos um plano mensal, de forma que os serviços terão valores mais competitivos do que em outras plataformas”, detalha Giovana. Além do troféu fornecido pelo Governo Municipal, a equipe recebeu bolsa de incubação na Unesc e Satc, espaço de uso na Dakhar e créditos na AWS e Google.
“Imagine um fim de semana de empreendedorismo que desperta ideias e emoções: cafés da manhã, almoços e jantares que viram pequenas experiências gastronômicas; workshops que inspiram aprendizado e brindes exclusivos que tornam tudo único. Ao final, cada participante foi para casa não só com memórias, mas com uma faísca empreendedora na mente, pronta para se transformar em realidade. Assim foi o TSW Içara!”, exalta a líder de experiência do TSW Içara, Maria de Fátima Silva e Sousa.
Conexão com o futuro de Içara
Para que as startups fossem propostas, cada equipe precisou encontrar problemas e validar dados. Muito além de formulários digitais, também foi necessário ir para a rua e fazer entrevistas em academias, supermercados e espaços públicos para conhecer de fato as dores dos possíveis usuários. Tudo acompanhado por um time de mentores formado por Adriana Mara de Oliveira, Cleber Marques, Fabricio Cardoso de Jesus, Gabriel Ronchi Brígido, Isabela Conti, Kananda Segala, Marcos Dalmoro e Robert Cargnin. Já a avaliação final ficou a cargo dos jurados Elenice Padoin (Unesc), Helton Marinho (Ninsaúde) e Shirlei Monteiro (Abadeus).
“O TSW tem essa missão de educar e desenvolver as competências empreendedoras, seja em quem já empreende, seja a alguém aspirante ao empreendedorismo. Que o TSW Içara possa ser sempre uma referência de evento inclusivo, poderoso, inovador e que possa cada vez mais atrair mais participantes e transformar Içara num centro de startups”, completa o facilitador da primeira edição, Alvaro Adam. “Ficamos felizes com a energia desse evento que está conectado com a era da informática, da inovação, da informação e também com o crescimento da cidade. No próximo ano, vamos apoiar novamente”, antecipa a prefeita Dalvania Cardoso (PL).
Inovação que transforma
Além da equipe vencedora, o segundo lugar ficou com a proposta Trash Bônus, com propósito de conscientização ambiental na destinação de resíduos, formada por João Vitor Goulart Viana, Alexandre Piucco, Marcelo Barbosa Oliveira, Viviane Paganni e Maickel Pereira. A terceira colocação foi para a startup Kamaleoa, dedicada a roupas femininas que camuflam o suor, com Renato Teixeira Jacinto, Bárbara da Silva Ferreira, Élita Cardoso dos Santos, Keise Torres, Simone Balduíno e Adriano de Souza. E a equipe Unione ainda recebeu menção honrosa pelo trabalho desenvolvido por Eliseu Mateus, Ramon Lisboa, Gabriel Lanzarini, Jean Charles, Maria Luíza Rocha e Katrini dos Santos.
A jornada de 54h de desafios também teve a criação da Dindin, Mobiliza Já, Passada Virtual, Oficina Já, Receba Já e Ecocash. “Todos tiveram um crescimento gigante. E cada pessoa que decide investir em si mesma e em suas ideias abre caminho para que toda a cidade cresça junto. O desenvolvimento humano não é apenas sobre aprender técnicas ou acumular conhecimentos, mas sobre despertar potenciais, ampliar horizontes e acreditar que é possível transformar sonhos em negócios de impacto. Cada participante dessa primeira edição tem agora a missão de levar este movimento adiante”, convoca a líder do TSW Içara, Daiana Bressan.