Hoje, as mulheres representam cerca de 34% dos empreendedores do país, e em 2024, 10,35 milhões de empresas estavam sob sua liderança

Criciúma

O empreendedorismo feminino vem transformando o mercado brasileiro. Hoje, as mulheres representam cerca de 34% dos empreendedores do país, e em 2024, 10,35 milhões de empresas estavam sob sua liderança, segundo o Sebrae. Cada número conta uma história de coragem, criatividade e determinação para conquistar espaços que antes pareciam inalcançáveis.

Em Santa Catarina, a força feminina também se destaca: 35% das empresas ativas são lideradas por mulheres, mostrando que aqui a inovação e a liderança têm rosto feminino. Mais do que estatísticas, esses números representam sonhos que se tornam realidade, habilidades que se multiplicam e exemplos que inspiram outras mulheres a acreditar em seu próprio potencial.

Apesar das conquistas, os desafios ainda são muitos. É justamente sobre coragem, superação e inspiração que se apoia a 5ª edição do Voe Mulher, marcada para 1º de outubro, às 18h, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O evento, sem fins lucrativos, promete reunir cerca de 400 mulheres em uma noite de palestras inspiradoras, networking, mostra de negócios e happy hour, celebrando o poder feminino sob o tema: “Coragem para ir além”.

Entre as convidadas desta edição, estão três mulheres que representam trajetórias distintas, mas com um ponto em comum: todas transformaram seus desafios em estímulo para o sucesso.

O Voe Mulher é uma iniciativa voluntária das empreendedoras das marcas: Saíra Básico; Fluez Eventos; Damma Joias; A Essência Farmácia de Manipulação; Tami Topanoti Nails; Sobrancelhas de Maria; e Cambuca Design, e já é considerado o maior evento de empreendedorismo feminino no Sul e esta edição será cheia de estímulos e oportunidades para mulheres que buscam ampliar seus horizontes no mundo dos negócios.

Neste ano, as instituições beneficiadas serão a Nossa Casa, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e a Casa de Sarom, que oferece atendimento no contraturno escolar para crianças em contextos semelhantes.

O evento conta com o apoio da Acic; Unesc; Satc; Sicred; Casa do Empreendedor; Sebrae; Saúde São José; Siecesc; Shopping Della; e Amor Sem Fim Decorações. Ingressos já podem ser adquiridos nas marcas envolvidas no evento e também podem ser adquiridos pelo endereço de internet https://www.sympla.com.br/evento/voe-mulher-edicao-2025/3091794?referrer=www.google.com

Amanda Candiotto: da farda à nutrição e ao digital

Nutricionista, criadora de conteúdo e ex-policial militar, Amanda Candiotto deixou a estabilidade da Polícia Militar após 15 anos para seguir carreira na saúde e no digital. “Já são mais de 12 anos de carreira como nutricionista, e foi a minha autoridade na área que me abriu portas para compartilhar dicas, gerar credibilidade e, naturalmente, atrair pacientes”, disse. A maternidade a levou a escolher um único caminho, optando pela nutrição e o conteúdo online. Para ela, ser mulher é um diferencial: “Nós temos múltiplas habilidades… Isso nos torna únicas e poderosas.” Amanda reforça que mostrar o trabalho na internet é essencial para crescer e inspira suas pacientes a buscarem equilíbrio. “Brinco que troquei a polícia pelo yoga… eu vivo aquilo que ensino”, resume.

Thayni Librelato: liderança com propósito

Advogada, administradora e empresária, Thayni Librelato construiu uma trajetória marcada por superação e propósito. Desde cedo, aprendeu lições de resiliência: “Desde pequena, aprendi com minha mãe a ser forte ‘não como pedras que destroem, mas como ondas que superam’.” Trabalhou e estudou simultaneamente, inclusive vendendo bijuterias para custear a faculdade. Ao ingressar na Librelato S.A., enfrentou preconceito em um setor dominado por homens. “Ouvi frases como ‘mulher não serve para nada além de lavar roupa’”, lembra. Para ela, empreender é um estilo de vida: “Empreender é ter coragem de assumir o protagonismo da própria vida.” Após a morte do pai, em 2013, assumiu desafios de sucessão familiar e defende a cooperação feminina. “Confiança não vem da ausência de medo, mas da certeza de que existe um propósito maior”, explica.

Mana Naspolini: trajetória, empreendedorismo e inspiração

Blogueira e empreendedora, Mana Naspolini iniciou há 15 anos o portal www.bisbilhoteiras.com.br, transformando um hobby em negócio. O desafio foi conquistar credibilidade: “Um dos maiores desafios foi fazer com que as pessoas levassem a sério o trabalho digital.” Para ela, trabalhar com moda e lifestyle exige dedicação, gera empregos e movimenta a economia. Enfrentou obstáculos e aprendeu a valorizar erros e acertos: “Alguns projetos podem não prosperar porque o momento não era adequado… dificuldades fazem parte do processo.” Autoconhecimento, terapia e planejamento a ajudam a acompanhar as rápidas mudanças do digital. Reconhece a carga dupla da mulher empreendedora, mas aposta na força da rede de apoio. “Minha expectativa para o Voe Mulher é muito grande… acredito que o evento é um espaço incrível para fortalecer redes de apoio”, finalizou.