Tigre comemora 73 anos de história em meio a pandemia

50

Na eminência do campeonato voltar com portões fechados e sem torcida, clube espera volta aos gramados

Criciúma

Os portões do Majestoso fechados não impedirão que o time preto, amarelo e branco do sul catarinense celebre seu 73º aniversário. Apesar das arquibancadas vazias atualmente, a torcida do Tigre é grande e fiel, dessa maneira, o clube se prepara para que comemorem juntos sete décadas de união.

Já a partir desta semana, sócios do Criciúma EC terão a oportunidade de protagonizar uma sessão de fotos no gramado do estádio Heriberto Hülse. O ensaio faz parte do projeto “Matando a Saudade de Casa”, promovido pelo time em parceria com a página Arquibancada Tricolor. Podem realizar a inscrição os associados em dia com o clube, entrando em contato pelo telefone de plantão da secretaria: (48) 99134-1449.

Serão contemplados com a sessão de fotos gratuita até cinco sócios por semana e todos os participantes ainda concorrerão à brindes exclusivos. Os ensaios acontecerão aos sábados, no horário entre as 10 e 11h da manhã. Além de receberem as fotografias por meio digital, os torcedores também verão seus rostos nas redes sociais do Tigre.

A semana de aniversário do clube ainda será celebrada com uma superpromoção na loja Tigre Maníacos. A torcida carvoeira poderá aproveitar no dia de hoje (13) todos os produtos personalizados com descontos especiais. Para os sócios do Criciúma, toda a loja está com 50% de desconto, e aqueles torcedores não associados também terão 30% nas peças. Porém a promoção só é válida nesta quarta-feira, dia oficial do aniversário de fundação do time.

Os primeiros passos do time criciumense

A figueira centenária da praça Dr. Nereu Ramos guarda a memória de todos envolvidos na criação do Comerciário Esporte Clube. Foi nas sombras da árvore que um grupo de jovens entusiastas se reuniu para discutir a formação de um time de futebol, apenas para realizarem suas partidas de fim de semana. A tal primeira reunião contou com a presença de nomes como Lédio Búrigo, Hercílio Guimarães, Nelson Garcia, Jacó Della Giustina, entre outros.

A notícia que um novo time de futebol sendo criado na cidade repercutiu por todas as ruas. A informação foi se espalhando da forma mais tradicional na época, de comentário em comentário, principalmente no ponto de encontro tradicional dos criciumenses, o Café São Paulo, onde o esporte se sobressaia nas rodas de conversa.

Os encontros do grupo foram aumentando, até que as cores do uniforme, nome da associação e demais detalhes foram definidos. E em 13 de maio de 1947 foi fundado oficialmente o, até então intitulado, Comerciário. A primeira diretoria estava completa e tinha como presidente de honra o comerciante Antenor Longo e ainda, como técnico, Carlos Augusto de Borba.

Criciúma em ascensão

Anos depois, em 1978, Antenor Angeloni assumia a presidência do clube, trazendo consigo as mudanças que despertaram o crescimento do time. O conselheiro elaborou estratégias para levar o nome do clube para torneios importantes e assim estreitar os laços com a cidade de Criciúma. Mas, para isso, o nome teria de ser alterado.

Foi em uma sexta-feira, dia 17 de março de 1978, mais de 30 anos depois da fundação, que o conselho deliberativo do Comerciário Esporte Clube se reuniu para discutir, entre outros assuntos, a troca do nome do time para Criciúma Esporte Clube. A reunião durou cerca de três horas, e, após ela, ficara decidido que o clube entraria em processo de votação, com a apuração dos conselheiros Olavo Sartori e Carlos Borba.

O resultado final das votações rendeu 51 votos para o novo nome do clube, contra 24 para a permanência do Comerciário. Apenas três conselheiros não votaram e dois mantiveram o voto em branco ou nulo. A partir deste dia, o Criciúma Esporte Clube, originado da ideia de um grupo de jovens criciumense de fundar um grande time de futebol na cidade, vem conquistando novos sócios e torcedores.

As conhecidas cores, marca registrada do clube e do coração carvoeiro, só foram oficialmente instauradas em 13 de maio de 1984, completando hoje também seu aniversário de 36 anos. O Criciúma deixou de vestir a camisa azul e branca para dar lugar ao uniforme amarelo, preto e branco, que possui seu significado associado com a região a qual se encontra instaurado. Simbolizando uma das principais atividades econômicas do município, está o preto do carvão e a riqueza da região se manifesta no amarelo, levando o nome da cidade por onde quer que jogue.