Vai ficar para 2024

A movimentação nos bastidores segue intensa, claro, mas a definição de coligações e alianças deve se arrastar mesmo para abril do ano que vem. Neste momento os partidos têm focado suas ações na busca de novos militantes e em conversas com as comunidades. “Estamos consolidando o projeto, conversando com lideranças e colocando nosso time para ser multiplicado. Coligação é pro ano que vem”, afirma o pré-candidato do MDB em Criciúma, vereador Paulo Ferrarezi. “Estamos conversando com o povo, ampliando nosso plano de governo para ano que vem apresentar a proposta de transformação para Içara”, avisa Alex Michels do PSD.

Emprego

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação, realiza em Criciúma o Mutirão da Cidadania. A ação, promovida em parceria com a Defensoria Pública de Santa Catarina, será nesta quarta-feira (20), das 10h às 17h, na Praça Nereu Ramos. Junto com a Central de Empregos, serão oferecidos serviços gratuitos e oportunidades de vagas para a comunidade. “A Central é uma ponte entre as empresas que têm vagas e quem está à procura de emprego. Quatro empresas estarão no local realizando entrevistas, cadastrando currículos e contratando os interessados”, destacou o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira.

Acelerando

A primeira aula do Programa Salto Aceleradora reuniu, na noite de segunda-feira (18), dezenas de microempreendedores no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Foram mais de 160 inscritos no programa gratuito que visa o desenvolvimento dos pequenos negócios. A iniciativa é da Prefeitura de Criciúma, por meio da Casa do Empreendedor, em parceria com o Sebrae Santa Catarina e a Impacto Hub Floripa. “O nosso governo abre portas e apoia os empreendedores com programas e projetos como este, para que as empresas possam crescer e se desenvolver, sejam elas grandes ou pequenas”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Energia Solar

O Brasil bateu recorde de expansão de energia solar neste ano. Entre janeiro e agosto, foram instalados 3 gigawatts, segundo o Ministério de Minas e Energia. Para comparar, em todo o ano passado, foram 2,5 gigawatts. Segundo a pasta, esse acréscimo não considera a micro e minigeração distribuída, que são as placas solares instaladas nas casas e comércios. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, as usinas solares ultrapassaram os 5% na matriz elétrica brasileira, alcançando 10,4 gigawatts instalados. Já a geração em residências tem mais de 23 gigawatts instalados em 3 milhões de unidades consumidoras.

Tomando forma

As tradicionais pedras portuguesas que ornavam as calçadas da Praça do Congresso já foram retiradas. A substituição do petit-pavé pelo paver é uma das últimas etapas do processo de revitalização da praça. Iniciada em dezembro do ano passado, a obra prevê a reforma de parques, do lago, instalação de brinquedos, cercamento da praça e outras melhorias. A inauguração está programada para o dia 4 de novembro.

Até nos bichinhos

A Polícia Civil de Santa Catarina e a Polícia Científica deflagraram nesta terça a Operação Bicho Impossível que apura fraude em máquinas de captura de bichos de pelúcia. Foram visitados sete locais em shoppings e supermercados com as máquinas nos municípios de São José, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e Criciúma. Segundo a polícia, as máquinas estavam viciadas e fraudadas para que ninguém conseguisse retirar o seu bichinho.

As privadas

Com a aprovação do Universidade Gratuita, as instituições de ensino superior privadas puderam se cadastrar no Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). Dessa maneira, garantiram assistência financeira para o pagamento de mensalidades em cursos de graduação e pós-graduação para os estudantes. O Fumdes é uma assistência financeira estudantil do governo vinculado à Secretaria de Estado da Educação (SED), instituído pela Lei nº 18.672/2023, e regulamentado por decreto.