Violência na alça de mira

Equipe da Unesc iniciou ontem a capacitação das enfermeiras e monitoras de clubes de mãe de Içara para identificar os casos de violência contra a mulher. “Elas vão identificar e prestar o apoio para as mulheres para que elas possam sair destes casos de violência. Estamos plantando uma semente para tentar reduzir, gradativamente, os casos de violência contra a mulher na nossa cidade”, explica a vereador Edna Benedet. Há uma grande movimentação envolvendo várias forças da sociedade para tentar barrar o crescimento dos casos de violência contra a mulher em Içara.

Prêmio

Unesc é a única IES (Instituição de Ensino Superior) de Santa Catarina a ter uma pesquisadora laureada com o prêmio do programa “Para Mulheres na Ciência” 2019, realizado pela L’Oréal Brasil. A professora doutora Josiane Budni está entre as sete jovens pesquisadoras laureadas pelo programa, que reconhece e incentiva o trabalho realizado por mulheres cientistas de todo o país. “Nossa pesquisa vai avaliar os distúrbios do sono e a relação destes problemas com os casos de Alzheimer”, explica a pesquisadora, que é de Içara.

Não suspende

Diretor da RDL, empresa que administra o Aeroporto Regional de Jaguaruna, garantiu no início da noite de ontem que não há qualquer risco de suspensão dos voos da Latam em Jaguaruna. Informação surgiu nesta segunda. “Não procede. Vamos continuar com o voo da Latam, a Azul está voltando a operar pela manhã e estamos trabalhando para mais uma linha”, afirma Andre Costanzo.

Voltando

Vereador Moacir Dajori passou o fim de semana e a segunda-feira comemorando seu retorno à Câmara de Criciúma. “Fiquei 13 meses afastado por conta de uma injustiça praticada contra mim. Não fiz nada errado. Isso foi reconhecido em Brasília e vou poder voltar e trabalhar pela cidade”. Ele esperava retornar já na sessão de ontem para a Câmara, mas o legislativo ainda não foi notificado. Ele foi cassado em 2018 acusado de rachidi, que é a divisão de salário do assessor com o vereador.

Homenagem

Deputado Zé Milton Scheffer foi homenageado na sessão de ontem na Câmara de Vereadores de Criciúma. A homenagem foi pelo trabalho desenvolvido por ele na Alesc, mas principalmente pela garantia de mais recursos para a saúde do Estado. Progressistas da região acompanharam a homenagem. “Quero agradecer muito pelo prestígio que a Câmara de Criciúma me concede hoje, mas essa homenagem é para toda a saúde e a Câmara também merece porque essa é uma bandeira que sempre foi encampada”, ressaltou o deputado.

Defesa

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, convocou o deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) para uma conversa sobre a PEC 100, que insere na Constituição o direito de o cidadão usar arma de fogo em legítima defesa. A ideia é acrescentar ao texto – de autoria do catarinense – excludente de ilicitude para ações policiais. A proposta pode ir para a pauta hoje. Segundo Peninha, a conversa foi altamente produtiva. “Até porque o texto é muito claro: garantir o direito de defesa. Se alguém entra na minha casa, eu preciso ter a segurança constitucional que não serei julgado por exercer este direito. Vejo uma série de casos em que a pessoa atirou no bandido dentro do seu lar, que deveria ser inviolável, com uma arma devidamente registrada, e depois precisa responder na justiça. Isso é um absurdo”, explicou Peninha.

Câmeras

A implantação de Câmeras nas fardas de policiais que atuam em Santa Catarina está gerando polêmica. PMs entendem que as imagens vão inibir as ações e servirão para os criminosos moverem ações contra os militares. O comando Geral da PM enxerga de outra maneira. “É uma evolução para a tropa”, afirma o comandante Geral, Coronel Araújo Gomes.

Avaliação

Presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma Miri Dagostin não esconde a satisfação com seu período a frente do Governo de Criciúma. “Acredito que ficou exatamente como eu projetava. Tivemos ações importantes, aceleramos a discussão sobre os recursos do Fonplata, apresentamos projeto de creche no Morro Estevão e mantivemos os trabalhos do Governo em ordem. Foi um período de grande satisfação e grande alegria para mim”, ressalta. Ontem Miri comandou a sessão da Câmara de Criciúma, mas já entrou com pedido de licença para tratamento de saúde. Fica afastado pelos próximos 20 dias.

Bolsonaro

Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Datafolha mostra que a popularidade de Bolsonaro deu mais uma encolhida. Agora 38% dos entrevistados acham que o governo do Capitão é ruim ou péssimo. Claro que para seus ávidos defensores ele segue sendo um ídolo e tudo segue perfeito. Mais que isso, para quem é PSL de corpo e alma a pesquisa é fajuta. No entanto, é preciso reconhecer que o país ainda tem problemas e que as polêmicas criadas pelo próprio presidente não tem contribuído em nada.