Avaliação foi aplicada na segunda-feira (18) em 149 escolas de 13 municípios do Sul catarinense
Criciúma e Região
A primeira fase do Prêmio Acic de Matemática mobilizou mais de 24 mil alunos do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental na segunda-feira, 18. As provas, com questões de múltipla escolha, foram aplicadas em 149 escolas de 13 municípios do Sul catarinense, reforçando o compromisso da iniciativa em estimular o aprendizado e a valorização da disciplina.
“Finalizamos a aplicação das provas de Matemática com êxito. Destacamos o empenho dos gestores, das secretarias de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação, que foram fundamentais para que tudo ocorresse da melhor forma possível nas escolas. É um grande contingente de provas sendo executadas neste dia”, ressalta a coordenadora do prêmio, Marlene Pires.
Recepção do Prêmio nas escolas
Nas escolas, a participação foi marcada por entusiasmo e engajamento. Para a supervisora educacional da Escola Estadual Joaquim Ramos, de Criciúma, Tallyta Custódia, o desafio é um importante incentivo aos estudantes.
“Esse desafio ajuda os alunos porque é o primeiro contato que eles têm com as provas nesse formato. Além de uma preparação para o Ensino Médio, também desperta o interesse pela Matemática e motiva a participação em outras olimpíadas que vão surgindo no decorrer da vida escolar”, destaca.
A coordenadora dos anos finais da Escola Municipal Quintino Rizzieri, de Içara, Renata Duarte Borges, acredita na motivação que a prova proporciona aos alunos no ambiente escolar.
“As questões são muito bem elaboradas e os professores utilizam ao longo do ano como material extra. Isso contribui para a preparação e motiva os alunos desde cedo. Eles veem colegas sendo premiados, ganhando medalhas, e também querem o reconhecimento”, afirma.
Motivação dos alunos
Entre os alunos, a avaliação foi recebida como um incentivo para aprofundar os estudos. “O Prêmio Acic ajuda muitos estudantes, tanto os que seguem para a segunda fase quanto os que ficaram na primeira. Ele nos faz melhorar na Matemática e no entendimento melhor da disciplina”, comenta Lucas Colonetti, estudante do nono ano da Escola Quintino Rizzieri.
A segunda etapa do prêmio está marcada para o dia 11 de outubro, na sede da Acic, e terá provas descritivas. Já a cerimônia de premiação acontece em 26 de novembro, reunindo estudantes, professores e escolas para a entrega de medalhas e certificados.