A manifestação de Garcia

Presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, se manifestou durante a sessão dessa terça-feira sobre a Operação Alcatraz, deflagrada pela Polícia Federal e que teve Garcia como um dos alvos. Ao subir à tribuna, Júlio Garcia fez questão de ressaltar que vivia ali, o momento mais triste de sua trajetória política. “Só não é o mais triste da minha vida porque também tive as minhas perdas”, registrou. Garcia detalhou um terreno que é alvo da operação. Para os investigadores, o imóvel teria sido comprado com recurso ilícito. “Esse terreno foi comprado em 1994. Tivemos problemas com sua legalização, porque o proprietário morreu e entrou em inventário. Tal imóvel nada tem com o objeto da investigação”. O presidente da Alesc também argumentou que sua amizade com o investigado seria o motivo para envolvê-lo na operação. “Mantenho convivência familiar há 15 anos e conservo essa amizade. Essa é a minha ligação. Não há nenhuma insinuação nem comprovação de qualquer episódio relacionado neste caso. Vou lutar até o fim para provar minha inocência”.

Pelas comissões

Vereador Lauro Nogueira apresentou no Legislativo de Içara um projeto que acaba com a tramitação de matérias sem avaliação das comissões. “Com a aprovação da proposta, o governo vai ter que se organizar e encaminhar antecipadamente as propostas porque o Legislativo não votará mais nada sem o prévio parecer das comissões, exceto em casos de calamidade”, comenta o parlamentar.

Via Rápida

Câmara de Vereadores de Içara realiza encontro na tarde desta quarta-feira para discutir a iluminação da Via Rápida. ” Queremos saber em que pé está essa situação. Porque as informações são desencontradas e a rodovia está sem pai nem mãe. Também vamos aproveitar e abordar a questão da roçada que é outro problema registrado nesta rodovia”, reclama o presidente da Câmara, Rodrigues Mendes.

No campo

Produtores rurais da região também amargam prejuízos com a chuva que castigou a região nos últimos dias. Segundo o engenheiro agrônomo Roberto Longhi, em Criciúma, a produção de feijão foi uma das mais atingidas. “Porque as plantações estavam prontas para a colheita e com o mau tempo acabaram estragando no campo. Também houve prejuízo com as pastagens e a produção de hortaliças”, explica.

Manutenção

Vereador André Jucoski encaminhou pedido ao Governo de Içara para que seja feita uma manutenção preventiva nos córregos e rios do bairro Vila Nova. O objetivo é evitar, ou pelo menos amenizar risco de novos alagamentos. “Entendemos que foi muita chuva e que seria quase impossível não ter problemas. Mas claro que essa manutenção preventiva é importante para evitar futuros problemas, por isso fizemos a solicitação”, explica o parlamentar. O vereador também lembrou dos problemas registrados nas ruas da comunidade “que já tinham problemas e que agora ficaram em situação ainda mais complicada”

IPVA

Proprietários de veículos que estão com o IPVA em atraso podem quitar o tributo em cota única com desconto de até 90% de juros e multas. Para ter acesso ao benefício é preciso aderir ao Refis do IPVA até o dia 28 de junho.

Dinheiro Novo

Criciúma faz os últimos ajustes para receber os recursos do Fonplata. Serão 70 milhões de reais para investir em infraestrutura. Recursos devem ser investidos na Santos Dumont no bairro São Luiz. Prefeito Clesio Salvaro, com este recurso extra, deve chegar ao montante de 120 milhões para realizar obras na reta final do governo.

Aprovado

Presidente Jair Bolsonaro deve sancionar ainda esta semana o projeto aprovado no Senado e que prevê um pente fino no INSS. O foco é reduzir possíveis desvios e fraudes na entidade

 

CNH

Falando em Bolsonaro, ele apresentou ontem na Câmara a proposta para mudar regras no Código de Trânsito. Quer ampliar para 10 anos a validade da Carteira de Motorista e dobrar o número de pontos para perder a carteira de motorista. Especialistas em trânsito, discordam da medida

Empreendedorismo

A Escola Básica Maria Arlete Bitencourt Lodetti, será palco da Semana Municipal de Empreendedorismo. A ação é motivada pelo Vereador Alex Michels, em parceria com professores da unidade, a Secretaria de Educação, a CDL, o Núcleo Jovem da AJEI, a Fundação Educar e a Associação Comercial de Içara. Palestras sobre marketing e comunicação, finanças, recursos humanos e comportamento estarão em uma programação que acontece nos dias 12 e 13 de junho, com cerca de 40 minutos para cada palestrante.