Verdão atropela o Tigre, marca 5 gols e assume a vice-liderança

3

O Criciúma foi dominado do início ao fim do jogo no Allianz Parque, saiu com o moral abalado e fica em posição ruim na tabela

São Paulo

Em uma tarde de gala do garoto Estêvão, o Palmeiras não teve dificuldades para golear o Criciúma, ontem (15), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque. Com um primeiro tempo primoroso e uma etapa complementar sóbria, o time alviverde construiu o placar de 5 a 0 se mantém próximo ao Botafogo na luta pelo tricampeonato nacional consecutivo. Já o Tigre foi dominado do início ao fim do jogo no Allianz Parque, saiu com o moral abalado e fica em posição ruim na tabela.

Assim como nos últimos anos, Abel Ferreira demorou para encontrar o time ideal. As respostas positivas só apareceram após grandes eliminações e, em 2024, não parece ser diferente. O técnico português precisou abrir mão da titularidade de atletas que tiveram grande importância em sua era para dar espaço a novos talentos e contratações. O meio-campo e o ataque com Moreno, Ríos, Mauricio, Felipe Anderson, Estêvão e López se encaixaram muito bem. Essa formação passou a vigorar há três jogos no Brasileirão. Desde então, o time marcou 12 gols e não sofreu nenhum.

Com o resultado, o Palmeiras assume a vice-liderança do Brasileirão, com 50 pontos, deixando o Fortaleza para trás. A distância para o Botafogo, líder, é de três pontos. O Criciúma, por sua vez, permanece na 15ª posição, com 28 pontos, ameaçado pela zona de rebaixamento.

Verdão atropela

López mostrou faro de artilheiro logo no primeiro minuto de partida, ao passar pela marcação e anotar um golaço, colocando o Palmeiras em vantagem. O time alviverde manteve o maior volume de jogo no setor ofensivo, mas o Criciúma deu trabalho para o goleiro Weverton em algumas chances consecutivas de igualar o marcador.

A maior presença no ataque custou caro ao Criciúma. Aos 15 minutos, Estêvão liderou um lance pelo lado direito, viu a ultrapassagem de Marcos Rocha e tocou para o lateral próximo à linha de fundo. O camisa 2 cruzou na medida para Felipe Anderson completar para o gol. Pouco depois, aos 18 minutos, Estêvão tentou tocar para o meio, mas o zagueiro Tobias Figueiredo interceptou a bola com o joelho, enganando o goleiro e marcando contra.

A qualidade apresentada pelo Palmeiras no primeiro tempo justifica a presença de ídolos da torcida, como Dudu, Raphael Veiga e Rony, no banco de reservas. Todos os jogadores alviverdes tiveram uma postura elogiável, digna de um time que quer lutar pelo tricampeonato.

Chocolate!

O segundo tempo não começou da melhor forma para os donos da casa, com o Criciúma se posicionando mais no campo de ataque. No entanto, o Palmeiras encontrou espaços para contragolpear e, aos seis minutos, marcou o quarto gol. Estêvão iniciou e finalizou a jogada que contou com a participação decisiva de Felipe Anderson. A jovem promessa alviverde não teve dificuldades para balançar as redes.

Aos 21 minutos, uma decisão controversa da arbitragem deixou o Palmeiras com um jogador a menos. Caio Paulista, ao impedir um ataque do Criciúma, foi inicialmente advertido com cartão amarelo, mas após revisão do VAR, o cartão foi trocado por vermelho.

Mesmo com 10 em campo, o Palmeiras não se intimidou. Com substituições pontuais de Abel Ferreira, o time alviverde sofreu alguma pressão, mas encontrou na bola parada a solução. Raphael Veiga, que veio do banco de reservas no lugar de Mauricio, cobrou falta com precisão e marcou o quinto gol. O Criciúma ainda teve chances de diminuir o placar, assim como o Palmeiras poderia ter ampliado a goleada.

Próximos jogos

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo (22), às 16h, contra o Vasco, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já o Criciúma joga no mesmo dia, às 18h30, em casa, contra o Athletico-PR.