Garoto de dois anos aguarda segunda coleta para confirmar ou descartar a doença

Um segundo teste em um menino de dois anos pode confirmar ou descartar a suspeita de sarampo em Içara. O primeiro exame deu positivo para a doença. A regional de saúde informou que a segunda coleta e exame deve ser realizada 15 dias após a primeira. Para ter o caso da doença confirmado, os dois exames devem ser positivos.

“A criança não apresenta um quadro clínico semelhante à doença, por isso acreditamos que não é sarampo, pelos sintomas, mas não pode ser descartado. Pode acontecer do primeiro exame dar positivo, pois um processo bacteriano ou a história vacinal podem confundir os resultados dos exames. Por isso o intervalo de 15 dias entre a primeira e a segunda coleta”, explicou Janaína Bertan Warmiling, enfermeira da imunização da regional de saúde.

Os primeiros sintomas surgiram em 9 de agosto, mas não houve registro de outros casos em pessoas próximas. A doença é bastante contagiosa. A família levou o menino para ser atendido em Tubarão. “O bloqueio foi feito porque vacinamos as pessoas que tiveram contato direto com o menino no município e em todos os locais em que passou, como no hospital e no condomínio”, informou a enfermeira.

O sarampo começa como um resfriado e pode agravar. Depois aparecem as bolhinhas na pele e a irritação à luz. “Seis dias antes de aparecer o sintoma principal, a doença já está sendo transmitida”, explica Janaína.

O sarampo é considerado controlado no Brasil. Em Santa Catarina, não há registro de casos desde 2000. Em 2019, foram 15 casos da doença confirmados no estado, todos eles de pessoas que foram contaminadas em outros locais e voltaram para Santa Catarina. Crianças de 6 a 11 meses estão no calendário vacinal, considerado obrigatório até que se tenha 90 dias sem caso suspeito da doença.

Em uma semana, os casos de sarampo no Brasil tiveram crescimento de 40%, segundo dados do Ministério da Saúde. A população deve procurar as unidades de saúde mais próxima e garantir a imunização.